Novo edital do prêmio Mares Guia será lançado na UFMG | EEFFTO - UFMG

Novo edital do prêmio Mares Guia será lançado na UFMG

23/03/2015 | 20:00

Nesta segunda-feira, 23, às 17h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, será lançado o edital de chamada da nova edição do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica, que, neste ano, vai contemplar a modalidade Instituição/Empresa.

A UFMG foi escolhida para sediar o evento por ser a instituição à qual está vinculado o vencedor da edição passada, professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física, agraciado pela condução de estudos e pesquisas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da ciência e para o desenvolvimento tecnológico.

As inscrições para esta edição podem ser feitas de 24 de março a 5 de junho, exclusivamente via Correios, por instituições ou empresas com atuação em ciência e tecnologia. Atribuído em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa –, o prêmio é concedido anualmente a apenas uma delas, em sistema de rodízio, sendo a segunda em anos ímpares. Em 2013, o prêmio foi entregue ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Criado pelo Governo do Estado, o prêmio busca valorizar institutos, empresas e pesquisadores que trabalham com inovação, em especial no campo de pesquisas básicas identificadas com as necessidades da sociedade. De acordo com as regras da premiação, por pesquisa básica entende-se “aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano”.

Solenidade

Participam da cerimônia o reitor Jaime Ramírez, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Correa, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela.

Na solenidade, o presidente da Capes dará um depoimento sobre o patrono do prêmio, Marcos Mares Guia, de quem foi amigo. Também será exibido vídeo gravado com a palestra Nanotubos de carbono e grafeno: da ciência a aplicações, de Marcos Pimenta, que passa um ano sabático na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Redação: Cedecom