Pesquisa da UFMG sobre fertilidade masculina recruta jovens voluntários | EEFFTO - UFMG

Pesquisa da UFMG sobre fertilidade masculina recruta jovens voluntários

23/09/2015 | 13:13

Estudantes universitários de 18 a 23 anos de idade, moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana, podem atuar como voluntários de pesquisa da UFMG sobre a fertilidade masculina. A iniciativa já conta com 160 participantes e precisa reunir 300.

A pesquisa é realizada por grupo do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), em parceria com o Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas (HC/UFMG). O projeto teve origem na Universidade de Copenhague (Dinamarca) e hoje se espalha por diversos países no mundo. Os resultados mostram grande redução da qualidade do sêmen dos homens jovens em países como Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha, França, Espanha, Nova Zelândia, entre outros.

A pesquisa conduzida pela UFMG emprega a mesma metodologia, com o objetivo de investigar o possível declínio da qualidade do sêmen de homens jovens brasileiros, avaliando também, se for o caso, as causas do fenômeno. Estudos mostram a influência dos hábitos de vida, alimentação e até mesmo a presença de poluentes, considerados desreguladores endócrinos.

O trabalho é coordenado por Luiz Renato de França, pesquisador 1A do CNPq e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Inpa, e conta com respaldo do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da UFMG.

O contato com a equipe do projeto deve ser feito pelo e-mail bonsfluidospodemgerarvida@gmail.com

Redação: Cedecom