CTE recebe equipamento que flexibiliza dimensões de sua piscina olímpica | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CTE recebe equipamento que flexibiliza dimensões de sua piscina olímpica

02/10/2015 | 13:44

Nova etapa da implantação do parque aquático do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG foi iniciada nesta sexta-feira, 2 de outubro, com chegada dos primeiros módulos do sistema boulk head (borda móvel), que será montado em sua piscina olímpica. Equipes de natação – como a olímpica e paralímpica do Reino Unido – usarão as instalações do complexo em sua preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

piscina%20do%20CTE%20em%20obras.jpg
Piscina olímpica receberá as equipes olímpica e paralímpica do Reino Unido

Inédito em parques aquáticos brasileiros, o boulk head possibilitará que a piscina olímpica do CTE, com dimensões de 65m x 22,5m, seja configurada para provas de natação em 50 e 25 metros, para disputas de polo aquático em 28 e 33 metros e para competições na modalidade de nado sincronizado. Com a borda móvel, a piscina também poderá ser dividida em duas piscinas semiolímpicas, favorecendo treinamentos simultâneos de um grupo maior de nadores.

Fornecido pelo grupo Fluidra, da Espanha, o equipamento custou 395 mil euros (cerca de R$ 1,77 milhão), valor que inclui as raias especiais e os painéis eletrônicos do sistema. “Ele foi projetado dentro do padrão exigido pela Federação Internacional de Natação (Fina), com qualidade comparável às instalações usadas por atletas de ponta”, afirma o engenheiro civil Nelson Rodrigues Costa, responsável pelas obras do CTE.

m%F3dulo%20da%20borda%20m%F3vel.jpg
Módulo do boulk head, equipamento que confere perfil multiuso à piscina

 

Segundo ele, todo o sistema deverá ser instalado até o fim deste mês. Nos próximos dias, o CTE receberá a segunda leva de módulos – outras cinco peças –, e o conjunto então será montado sob a supervisão de técnicos da empresa espanhola.

Além da piscina, o parque aquático, cuja conclusão está prevista para o fim deste ano, contará com banheiras térmicas e saunas para a recuperação física dos atletas após as sessões de treinamento.

 

 

 

 

 

Veja mais em reportagem da TV UFMG:

Redação: Cedecom