Professores da EEFFTO são homenageados em reunião na Câmara Municipal de BH | EEFFTO - UFMG

Professores da EEFFTO são homenageados em reunião na Câmara Municipal de BH

08/10/2015 | 11:43

Professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG foram homenageados com comendas (títulos de honra) por méritos profissionais, na última terça-feira, 6 de outubro. Os profissionais escolhidos têm carreiras de destaque nas áreas de pesquisa e docência na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional. A honraria aconteceu durante uma Reunião Especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte, como parte de uma série de comemorações dos 30 anos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4), que terminará no dia 13 de outubro, Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Os profissionais foram escolhidos pelo Crefito-4 por indicações. As professoras Luci Teixeira-Salmela e Rosana Sampaio, da Fisioterapia, e a professora Marisa Mancini, da Terapia Ocupacional (T.O), receberam a comenda de Honra ao Mérito Científico (concedida aos profissionais que contribuem para o aprimoramento técnico-científico das profissões em Minas Gerais). A professora Rosana Sampaio não participou da cerimônia, por motivo de viagem. Já a professora Lívia Magalhães, da Terapia Ocupacional, e o diretor da EEFFTO e professor da Fisioterapia, Sérgio Teixeira, foram homenageados com a comenda de Honra ao Mérito Docente.

Profissionais foram homenageados na Câmara -  Foto: ASCOM Câmara Municipal de Belo Horizonte

Reconhecimento profissional

A professora Marisa Mancini afirma sentir-se privilegiada por receber o reconhecimento, e estendeu a honra a todos que de alguma forma participaram de sua trajetória acadêmica. “O envolvimento com a pesquisa tem sido uma grande motivação em minha vida profissional na UFMG, mas nosso caminhar nunca é solitário. Aproveito para reconhecer e agradecer as valiosas colaborações de tantos colegas parceiros e dos alunos, que dão sentido ao meu trabalho docente. É sempre uma alegria ter o nosso trabalho reconhecido”, pontua.

Assim como Marisa, a professora Luci Teixeira-Salmela agradece a todos os envolvidos em sua carreira. “Gostaria de dividir essa homenagem com todos que contribuíram para a minha trajetória: Deus, minha família, meus alunos, meus parceiros de pesquisa e meu eterno companheiro e parceiro (in memoriam)”. Ainda, Luci diz sentir-se realizada. “Tenho certeza de que formei profissionais que irão dar continuidade ao meu trabalho e continuar engrandecendo a Fisioterapia. Sensação de dever cumprido”.

Lívia Magalhães, uma das primeiras professoras do Departamento de T.O e aposentada recentemente, diz que o reconhecimento pelo trabalho docente veio em boa hora. “Fiquei muito feliz, sinto que os anos dedicados à docência e à formação de terapeutas ocupacionais estão sendo reconhecidos pelo Conselho, o que é muito gratificante”, conta.

O diretor da EEFFTO, professor Sérgio Teixeira, afirma que ter sido indicado pelo Conselho foi muito gratificante. “Mesmo estando na Direção e com menos atuação na docência, vejo que o produto do meu trabalho vem sendo reconhecido”. Sérgio enfatiza ainda que o reconhecimento do Crefito-4 para a EEFFTO é muito relevante. “Os Departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional tiveram vários docentes lembrados nessa homenagem, mesmo que apenas alguns tenham tido a honra de serem homenageados. Acima de qualquer indicação pessoal, o mais importante é ter a Escola se destacando nas áreas de docência e de produção intelectual”, ressalta.

A Reunião Especial para a comemoração dos 30 anos do Crefito-4 foi solicitada pelo vereador Ronaldo Gontijo (PPS). O vereador, que também é fisioterapeuta e professor, disse que o evento tem o objetivo de trazer visibilidade para as atividades. “Sou fisioterapeuta e sei que nossa profissão é muito importante. Propomos essa reunião para mostrar os rumos das profissões e o que pode ser conquistado em médio e longo prazo. Queremos a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional mais valorizadas”.