Escola de Enfermagem da UFMG realiza curso de capacitação para utilização da plataforma Brasil Nutri | EEFFTO - UFMG

13/10/2015 | 12:44

Capacitar alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais de saúde que trabalham com a avaliação do consumo alimentar interessados quanto a utilização da plataforma Brasil Nutri para cálculo de consumo alimentar. Esse é o objetivo do curso que será realizado na Escola de Enfermagem da UFMG, dividido em três turmas: a primeira no dia 17 de outubro, manhã e tarde, a segunda nos dias 19 e 20 e a terceira nos dias 21 e 22 de outubro.

O curso, com carga horária de 8 horas, será ministrado pela nutricionista Paula Martins Horta, doutoranda em Ciências da Saúde pela UFMG.  De acordo com a organização do evento, a avaliação do consumo alimentar é essencial para a descrição do perfil nutricional de uma população, compreensão das relações existentes entre alimentação e eventos de morbimortalidade e para o conhecimento dos determinantes da ingestão alimentar e, por estes motivos, é atividade de interesse à pesquisadores e profissionais da saúde que trabalham com alimentação e nutrição. “A plataforma Brasil Nutri é um software gratuito para digitação de dados oriundos de recordatórios e registros alimentares, desenvolvido e utilizado no primeiro Inquérito Nacional de Alimentação - INA, módulo de consumo alimentar individual da população brasileira, realizado em concomitância com a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2008-2009 e visa padronizar a digitação dos dados de consumo de alimentos no Brasil”.

O investimento é de R$120,00 e as inscrições podem ser feitas pelo site da Fundep (http://bit.ly/1VBFPrj ). A organização é da professora Luana Caroline dos Santos.

Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG