XVII Semana de Iniciação Científica começa com exposições de trabalhos de pesquisa na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

19/10/2015 | 16:42

Nessa segunda-feira, 19 de outubro, aconteceu a exposição e avaliação dos trabalhos de pesquisa dos alunos da EEFFTO, como parte da XVII Semana de Iniciação Científica (SIC). Os trabalhos, dos quatro departamentos da Escola (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Esporte), foram expostos durante todo o dia e avaliados por uma comissão formada por professores e pesquisadores da EEFFTO.  O evento integra a programação da Semana do Conhecimento UFMG 2015.

Na avaliação foram considerados critérios como adequação metodológica, desenvolvimento do tema, coerência entre objetivos e resultados e desenvoltura na apresentação dos trabalhos. Com base nas notas atribuídas pelos avaliadores, serão selecionados os melhores trabalhos de cada área, que receberão a premiação de Relevância Acadêmica na Universidade/Departamento. Esses trabalhos ficarão expostos durante todo o mês de novembro na EEFFTO.

Trabalhos ficaram expostos das 8h às 17h do dia 19, na EEFFTO

Além disso, os trabalhos serão apresentados novamente na Reitoria da UFMG, no dia 22 de outubro, onde passarão por nova avaliação junto dos trabalhos de outras escolas da Universidade. Aqueles que obtiverem as melhores notas serão premiados na Cerimônia de Encerramento da SIC, no dia 23 de outubro.

Para a professora Christina Faria, coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), a SIC é um evento de grande importância para a Iniciação Científica. “A realização da Semana de Iniciação Científica é extremamente importante porque concentra os trabalhos da nossa escola e os alunos podem ver as apresentações e conhecer o que tem sido feito de pesquisa, quais são as oportunidades de participar como aluno de Iniciação Científica”, afirmou.

A aluna Gabriela apresentou sua pesquisa na SIC

Gabriela de Fátima, graduanda em Terapia Ocupacional e bolsista de Iniciação Científica, expôs os resultados de sua pesquisa “O cotidiano de jovens antes de cumprirem medidas socioeducativas de internação: vivências ordinárias que tangenciam a inserção no tráfico”. “Foi uma pesquisa desenvolvida entre 2013 e 2015 com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Belo Horizonte. O objetivo foi compreender o cotidiano desses jovens antes de entrarem nas medidas socioeducativas, tentar identificar fatores que possam contribuir para a inserção na criminalidade, principalmente no tráfico de drogas”, contou. Para Gabriela, todo o trabalho e esforço investidos na pesquisa dão esperanças de agradar os avaliadores. “Esse trabalho foi desenvolvido com muito cuidado, com um envolvimento muito grande, e consolida uma discussão que a gente vem tendo no núcleo de estudo (Núcleo de Estudo em Políticas Públicas e Exclusão), acho que temos grandes chances de agradar os avaliadores”, comenta.

Recém-formada, Ana Paula expôs seu TCC

Já Ana Paula Miranda, recém-formada em Fisioterapia, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso, “Relação entre a hipertonia dos músculos do assoalho pélvico e percepção de estresse no trabalho em mulheres com disfunções do assoalho pélvico”. “O trabalho que estou apresentando hoje fala sobre a hipertonia (o aumento do tônus) dos músculos do assoalho pélvico, que é uma musculatura que ‘fecha’ a gente por debaixo do corpo e tem como função a continência urinária, fecal e a função sexual. O objetivo era ver se existe relação entre a hipertonia desses músculos e o estresse no trabalho, já que na literatura fala-se muito do estresse causando dores no trapézio e em outras regiões do corpo, mas não há nada documentado sobre o assoalho pélvico”, explicou. Sobre a exposição, Ana Paula acredita ser importante dar visibilidade para os trabalhos produzidos pelos alunos. “Acho muito bom expormos, pusemos muita energia e gastamos muitas horas nesse trabalho. Divulgar o conhecimento também é muito importante", finalizou.