Cemef recebe exposição "Formas de Medir o Corpo" | EEFFTO - UFMG

Cemef recebe exposição "Formas de Medir o Corpo"

22/10/2015 | 15:15

O Centro de Memória da Educação Física do Esporte e do Lazer (Cemef) está organizando a exposição "Formas de Medir o Corpo" sob a coordenação da Maria Cristina Rosa. A exposição, que é aberta ao público, faz parte do Circuito das Vocações, um projeto da Rede de Museus UFMG que visa instigar a curiosidade de alunos do Ensino Médio sobre as profissões ligadas à área das Ciências Biológicas e Saúde, história e desafios atuais.

"Formas de Medir o Corpo" pretende mostrar um pouco sobre a formação do professor e do bacharel em Educação Física. A exposição é guiada com o propósito de fazer uma mediação com os visitantes mostrando a profissão. A primeira parte da exposição mostra a história da fundação da Escola de Educação Física, depois sobre as formações em bacharelado e licenciatura. No terceiro momento, apresenta a Escola como ela é atualmente por meio de um mapa e fotos de alguns laboratórios.

Com o tema escolhido da exposição será possível mostrar um pouco das maneiras de medir o corpo, uma prática que faz parte dos estudos e do trabalho do educador físico. O ponto de partida são os objetos tridimensionais que fazem parte do acervo do Cemef. Segundo a organização, a exposição traz testes, medidas e avaliações divulgadas em livros científicos, manuais, disciplinas escolares. Mostra também instrumentos técnico-científicos de registro e medida de aspectos médicos, biométricos e físicos do corpo que foram utilizados em avaliações médicas, na realização de pesquisas científicas e em aulas do curso de Educação Física da Escola de Educação Física da UFMG, especialmente na década de 1970.

As escolas podem fazer o agendamento com a Rede de Museus e as visitas guiadas acontecerão nas quintas-feiras pela manhã. Mais informações no site do Circuito das Vocações e pelo telefone do Cemef (31) 3409-2396­