Projeto Educação Física para a 3ª Idade traz palestra motivacional | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto Educação Física para a 3ª Idade traz palestra motivacional

29/10/2015 | 16:20

 

Apesar da crença popular, há maneiras de se viver bem dos 60 aos 100 - e mais além, caso a vida decidir que você foi saudável o bastante. Arnaldo Tadeu Guimarães, funcionário público aposentado e ex-mágico, apresentou algumas delas em sua palestra, lecionada nessa segunda-feira (27). "Vivendo bem dos 60 aos 100 e mais além" abordou a importância de se permanecer ativo mesmo após a aposentadoria. 

Se dedicar a antigos e novos hobbies, buscar atividades que exercitem suas habilidades e escolher uma segunda carreira foram alguns dos exemplos de como se manter em atividade. Dentre eles, a chamada "segunda carreira" recebeu o maior foco, sendo uma forma de ser manter ativo e até receber uma reação monetária razoável. O projeto da segunda carreira foi derivado do Cidade Amiga do Idoso, criado pela Organização Mundial de Saúde e que consiste em guias e maneiras de se lidar com a população idosa ativa nas cidades ao redor do mundo.

A palestra foi intercalada com apresentações de Valdir Marra, também funcionário público aposentado mas ainda exercente do ofício de mágico. Com truques e surpresas, Valdir descontraiu a palestra como um exemplo de segunda carreira - se aposentou da Secretaria da Fazenda e há alguns anos começou a se apresentar em espetáculos. Fazendo comparações com sua primeira e segunda carreiras, ele fez lenços azuis sumirem para darem lugar a vermelhos, Fanta Laranja virar Coca-cola, dois reais virarem cem e provavelmente sumiu também com as fotos boas da câmera. 

"Mas como pode..."