Trabalhos da pós-graduação da EEFFTO recebem Prêmio UFMG de Teses 2015 | EEFFTO - UFMG

Trabalhos da pós-graduação da EEFFTO recebem Prêmio UFMG de Teses 2015

28/10/2015 | 15:39

Dois trabalhos de alunos da pós-graduação da EEFFTO receberam o Prêmio UFMG de Teses 2015. Gustavo Peixoto, do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte (PPGCE), e Rafael Duarte Silva, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), foram honrados na última quinta-feira, 22 de outubro, em solenidade realizada no auditório da Reitoria da UFMG. Ao todo, foram premiadas 39 teses defendidas em 2014.

Gustavo Peixoto, autor da tese “Efeito de 10 semanas de treinamento e destreinamento da flexibilidade com as técnicas ângulo e torque constante nas variáveis biomecânicas e sensoriais nos músculos posteriores da coxa de adultos jovens”, disse ter sido surpreendido pela indicação ao prêmio. “Após a surpresa inicial, ficou uma grande sensação de orgulho, satisfação e alegria pelo reconhecimento da instituição por todo o esforço na elaboração do projeto”.

De acordo com o autor, a tese possui dois objetivos: comparar duas técnicas de alongamento, verificando qual gera maior ganho de flexibilidade (dados relevantes para o treinamento de esportes de alto desempenho e para o tratamento fisioterápico, pela possibilidade de acelerar a recuperação de lesões) e compreender como o músculo, seus envoltórios e os mecanismos relacionados à dor se adaptam a essas técnicas de alongamento.

O diferencial do trabalho, para Gustavo, está na dificuldade de realização do estudo. “O meu trabalho envolveu o treinamento de voluntários quatro vezes por semana por 20 semanas. Isso proporcionou muito trabalho para o pesquisador e para os colaboradores, mas gerou um grande diferencial no estudo”, contou. Orientado pelo professor Mauro Heleno Chagas, o autor não poupou elogios ao orientador e ao Laboratório de Biomecânica (BIOLAB). “O crédito pelo trabalho vai para os membros do laboratório, em especial o meu orientador. Eles auxiliaram nas discussões teóricas, no aprimoramento do texto e em algumas partes da coleta de dados”, comentou.

Rafael Duarte Silva, autor da tese “Efeito da mobilização anteroposterior do tálus na amplitude de dorsiflexão, dor e desempenho funcional em indivíduos com lesão subaguda e crônica do tornozelo: ensaio clínico aleatorizado”, disse estar alegre e satisfeito com o reconhecimento recebido. “É o sonho de qualquer pesquisador. E a felicidade é ainda maior por se tratar de um reconhecimento da UFMG, que é um das melhores instituições do Brasil, reconhecida internacionalmente pela sua excelência”, comemorou. Orientado pelo professor Marco Antônio de Resende, Rafael estendeu o prêmio a todos envolvidos no trabalho. “Os créditos são de toda a nossa equipe de pesquisadores (alunos e professores do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação). Destaco a colaboração do professor Marco Antônio, que, com toda sua experiência, norteou com esmero o nosso trabalho”.

Para Rafael, todo o esforço e cuidado empenhados no trabalho garantem uma abordagem diferenciada do tema. A tese trata da eficácia da mobilização articular nos movimentos do tornozelo em indivíduos que sofreram lesão (fratura ou torção) na região, e comprovou que o fisioterapeuta pode adotar a mobilização como forma de tratamento para melhorar os movimentos do pé. “Acredito que o diferencial desse trabalho tenha sido a metodologia criteriosa que adotamos. Fazer um ensaio clínico aleatorizado, com alto nível de evidência, exigiu muito esforço da equipe. Mas, nesse momento, sentimos que todo o esforço foi recompensado”, finalizou.