Diretores da EEFFTO recebem participantes na abertura do V Congresso Internacional de Jogos desportivos | EEFFTO - UFMG

12/11/2015 | 09:50

Teve início nesta quarta-feira, 11 de novembro, o V Congresso Internacional dos Jogos Desportivos (CIJD). O evento, de organização do Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, tem como objetivo provocar a reflexão acerca do ensino, aprendizagem e treinamento de jogos desportivos, além de ampliar o conhecimento dos participantes nesses assuntos.

O congresso demostrou ser uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos de pesquisadores da área dos jogos desportivos

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, como o diretor da EEFFTO, professor Dr. Sérgio Teixeira, representando o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, acompanhado do vice-diretor da escola, Herbert Ugrinowitsch, representando a diretoria da Escola.

Compuseram a mesa também os professores da unidade, Mauro Heleno Chagas e Fernando Vitor Lima, do departamento de Esportes; Bruno Souza, coordenador do colegiado da Terapia Ocupacional, ao lado do professor e sub-coordenador do CIJD Juan Carlos Perez Morales; do presidente do CIJD, o professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal, Fernando Tavares e o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6-MG) Cláudio Augusto Boschi. O evento tem coordenação do professor e ex-diretor da EEFFTO, Dr. Pablo Juan Greco.

Componentes da mesa:  professores Mauro Heleno Chagas, Fernando Vitor Lima, Bruno Souza, Juan Carlos Perez Morales, Fernando Tavares e Cláudio Augusto Boschi

Sucesso de adesão

O professor Sérgio Teixeira ressaltou em sua fala as dificuldades enfrentadas pelos organizadores do evento.  Segundo ele, o CIJD deste ano já é um sucesso histórico em termos de adesão, mérito que ele atribui aos coordenadores, os professores Pablo Greco e Juan Perez Morales. “Organizar um evento deste tipo não é tarefa simples, parabenizo a todos que o conduziram até a quinta edição. Desejo que todos os participantes disfrutem desse evento, não apenas em termos de aprendizado pessoal e troca de ideias, mas também das oportunidades que Belo Horizonte oferece para o convívio social e entretenimento”, concluiu o diretor da EEFFTO.

O vice-diretor da escola, Herbert Ugrinowitsch, comentou que receber a conferência é uma grande honra para a unidade. “A linha de pesquisa de jogos desportivos é uma das mais importantes da nossa escola. É uma honra receber as discussões em nossa casa, bem como os pesquisadores de outras escolas e outros países”, afirmou em seu discurso.

CIJD é sucesso de participação desde o primeiro dia

Para Herbert, a área dos jogos desportivos vem transformando suas práticas de ensino e aprendizagem, e eventos como o CIJD são fundamentais para a existência dessas mudanças. “Hoje o conhecimento na área é muito mais organizado e sistematizado, o que possibilita a realização de eventos desse tipo. Desejo que o Congresso seja espaço de divulgação de trabalhos, troca de conhecimento e aprendizado para todos os participantes”, finalizou.

O V Congresso Internacional dos Jogos Desportivos acontecerá até o dia 14 de novembro. Confira AQUI a programação dos próximos dias e outras informações sobre o Congresso.