EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Jogos serão grandes oportunidades de negócio em todo o país

27/04/2016

 

As Olimpíadas são uma oportunidade para o Brasil, não só para o Rio de Janeiro”. A frase do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, parece até repetitiva, mas, por lá, os Jogos têm virado uma oportunidade de negócios. “Fizemos uma primeira rodada de negócios com os irlandeses e vamos fazer outra com os belgas nos próximos dias. Isso é bom para eles conhecerem Uberlândia”, ressalta.

No ano passado, um encontro na cidade reuniu 30 empresas uberlandenses e 13 irlandesas que atuam em áreas que vão desde ferramentas de softwares de segurança a produtoras de fertilizantes.

O momento também é para investimento na infraestrutura de seus equipamentos. Ainda em Uberlândia, o Praia Clube investiu na construção de uma quadra de tênis de padrão internacional, e o Sesi Gravatás reformou todo seu equipamento de atletismo. Na capital, a UFMG também reestruturou seu Centro de Treinamento Esportivo (CTE), com a inauguração da pista de atletismo e a construção de um parque aquático, o que transformou o local em um espaço de excelência que agradou aos comitês internacionais. A exceção é o Minas, que não precisou fazer nenhuma obra específica para atender as exigências do time britânico.

Em Juiz de Fora, o complexo esportivo da UFJF, que compreende pista de atletismo com arquibancadas, parque aquático, campo de futebol e quadras, foi inaugurado em 2010. Só mesmo o novo ginásio e o prédio de três andares – que vai abrigar ginástica, lutas e laboratórios de ciências do esporte – não ficará pronto por agora. “Ele seria um ginásio acessório. Mas tivemos cautela na hora de envolver essas estruturas nas negociações”, justifica Maurício Bara, diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos.

A UFJF já tem o seu ginásio, utilizado por cinco temporadas durante a Superliga de vôlei. “Estamos com a expectativa de receber uma equipe de vôlei. O UPCN, da Argentina, já treinou por aqui”, lembra Bara.

Mais opções

Minas tem hoje 25 centros de treinamento, em 12 cidades, que atendem os padrões do Comitê Olímpico Internacional. Eles foram mapeados pela Secretaria de Esportes do Estado. Desses, 16 foram visitados pelo Comitê Rio-2016 e ainda podem ser recrutados para treinos pré-Jogos. Barbacena, Governador Valadares, Lagoa Santa, Nova Lima, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Varginha e Viçosa são opções.