EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Detalhes: treinos finais da seleção de natação têm até programa de sono

25/07/2016

A seleção brasileira de natação entrou na reta final de trabalho para a Olimpíada do Rio. Nesta segunda-feira, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, os nadadores iniciaram os treinos de aclimatação. Até 2 de agosto, quatro dias antes do início das provas, os 33 atletas do Brasil na modalidade vão treinar em dois períodos, nas piscinas do CT e também fora d´água. A novidade é que o Instituto do Sono está desenvolvendo um programa especial com a equipe. O objetivo é diminuir o impacto da diferença de horários entre as provas de classificação, às 13h, e as finais, às 22h. Os óculos futuristas e o equipamento especial utilizado no projeto agitaram os nadadores.

Coordenador do programa, Marco Túlio de Mello disse nesta segunda que os atletas, de pronto, aprovaram o trabalho. 

- Eles foram extremamente receptivos e entenderam que estamos trabalhando pelo sucesso nos detalhes do time como um todo. Nós estamos dando continuidade ao trabalho que iniciamos há quase três anos. Nesta fase, buscamos entender o perfil do sono dos nossos atletas. Com as provas em horários distintos do que eles estão acostumados, precisamos avaliar corretamente a rotina e em que momento eles reagem com as variações. Utilizaremos o banho de luz, crioterapia (método de resfriamento corporal), actigrafia (método de monitoramento do ciclo atividade-repouso), questionários e as análises destes dados - explicou  Mello.

Contando os dias para a sua quinta Olimpíada, Thiago Pereira elogiou a novidade e lembrou que as provas de natação são decididas nos detalhes.

- Foi bem legal essa ideia da clínica de sono, em questão do horário da competição. Lógico que isto é uma dificuldade que todos vamos encontrar. Nessa reta final é aquela hora que vale tudo e se isto nos ajudar a tirar um centésimo está valendo - comentou Pereira.

Confira aqui a matéria completa