EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Casa dos britânicos nas Olimpíadas, CTE da UFMG conta com tecnologia de ponta

28/07/2016

 

Renato Carvalho/Simi

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão prestes a começar. A pouco mais de uma semana do seu início, delegações de todo o mundo chegam ao Brasil para se concentrarem e iniciarem treinamento visando as Olimpíadas. Minas Gerais já abriga diversas delegações, e em Belo Horizonte, a Grã-Bretanha escolheu o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG como base de preparação.

Construído a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, e a UFMG, o CTE conta com uma estrutura invejável e tecnologia de ponta. Além de uma pista de atletismo equiparada a uma das melhores do mundo, o centro possui um complexo com ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia, academia e uma piscina coberta de nível internacional. O projeto, que está parcialmente realizado, ainda prevê a construção de um ginásio poliesportivo para abrigar atividades de outras modalidades, como artes marciais, vôlei e ginástica.

Em 2012 a pista, considerada a principal do estado, foi avaliada como Classe 1 pela Federação Internacional de Atletismo, o que permite abrigar campeonatos mundiais. Ela possui 400 metros de extensão, oito raias oficiais, revestimento sintético, rampa de desaceleração, e equipamentos de última geração que possibilitam a prática de 32 provas olímpicas – de campo e de pista – e provas paralímpicas.

Já o parque aquático é um dos melhores do país. A piscina, que mede 65m x 22,5m, é uma das únicas a contar com o sistema inovador de bordas móveis, que permite ajustar suas dimensões. Nela podem ser disputadas provas de natação em 50 e 25 metros, além de polo aquático e competições de nado sincronizado. A piscina conta, ainda, com um sistema que evita a formação de ondas. As instalações do complexo incluem banheiras térmicas e saunas para a recuperação física de atletas, além de painéis eletrônicos e raias especiais.

Os britânicos, que treinam nas instalações, estão muito felizes com a estrutura. “A instalação da UFMG é simplesmente a melhor do Brasil. Temos tudo que precisamos para nos preparar para os Jogos. A piscina, a academia, o apoio, é simplesmente fantástico”, disse o head coach da equipe Bill Furniss ao site da natação britânica.

Confira a matéria completa