EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grã-Bretanha monta grande estrutura, mas estrelas não treinarão em BH

27/07/2016

A relação da Grã-Bretanha com Minas Gerais, na preparação para a Olimpíada 2016, começou ainda em 2015, quando os primeiros atletas vieram para Belo Horizonte fazer a aclimatação ao Brasil. De lá pra cá, diversas delegações passaram pela capital mineira para entrar aos poucos no clima dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. As instalações que seriam usadas pelos britânicos já estão com a cara do "Team GB", como eles se auto denominam. 

Mais de 250 atletas do Team GB passarão por Belo Horizonte e encontrarão uma estrutura espetacular montada para eles terminarem a preparação para a Olimpíada. São três locais de treinamentos: o Minas Tênis Clube, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) e o Minas Náutico.

 

Nesta quarta-feira, a delegação da Grã-Bretanha apresentou aos jornalistas as instalações que vem sendo utilizadas pelos seus atletas neste período pré-Olimpíada. Todos os equipamentos foram trazidos da Europa desde março e vem sendo montados desde então. Alguns deles, como os artigos que estão sendo usados na academia do Minas Tênis Clube, ficarão para o clube como uma maneira de agradecer o suporte dado ao Team GB na preparação para a Olimpíada.

- Tudo aqui vem sendo planejado há cinco anos. Tivemos o apoio da loteria britânica, dos voluntários do Minas, da UFMG e também na cidade. Tudo foi feito para criar no Minas um lugar mais parecido possível com a casa deles (atletas), onde foi o último Jogos Olímpicos - esclareceu Paul Ford, coordenador geral da equipe olímpica britânica.

Ausências de peso

Alguns campeões olímpicos em Londres 2012 treinarão em Belo Horizonte, como a boxeadora Nicola Adams e a lutadora de taekwondo Jade Jones. No entanto, grandes estrelas do Team GB irão direto para o Rio de Janeiro, como Mo Farah, Jésica Ennis e Greg Rutherford, do atletismo, todos ganharam medalha de ouro em casa e tem boas chances de vencer no Rio 2016.

De acordo com Paul Ford, os campeões em Londres tem seus próprios treinamentos e treinadores, por isso irão direto para o Rio de Janeiro. Mo Farah, por exemplo, campeão nos 5.000m e nos 10.000m, fará um treinamento especial em altitude e de lá irá direto para a cidade do Jogos Olímpicos 2016.

Confira a matéria completa