EEFFTO - UFMG

Criatividade de jovens mineiros mostra cultura e emociona britânicos

05/08/2016

BRUNO TRINDADE

@SUPER_FC

Foi a partir da simplicidade e da criatividade de adolescentes de várias localidades de Minas Gerais que os atletas britânicos do atletismo, durante um treino aberto do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, nesta sexta-feira, ficaram conhecendo um pouco mais sobre a cultura mineira. Alunos de 17 regiões do Estado ganharam um concurso de cartões de boas-vindas e vieram, pessoalmente, entregar para os atletas britânicos. As imagens produzidas pelos jovens, o carinho de alunos e professores, alguns presentes e duas apresentações de crianças mineiras, uma de um coral e outra de um grupo de percussão, emocionaram os corredores. Kelly Massey, Harry Aitkins-Areetey, Louise Bloor, Jasmine Sawyers e Ojie Edoborun, representantes da equipe de atletismo no encontro com os estudantes, dançaram, tiraram fotos, fizeram vídeos e festejaram o carinho que receberam.

Junto com professores de inglês de cada escola, os jovens montaram cartões com textos em inglês, com elementos que remetessem à terra da Rainha e imagens de localidades mineiras. Além disso, os britânicos foram presenteados com canetas, cofres no formato de uma camisa - com bandeiras do Brasil e da Grã-Bretanha-, e chaveiros com a carinha do Vinicius, mascote dos Jogos Olímpicos.

O treino de uma das melhores equipes de atletismo do mundo ficou em segundo plano. Os jovens queriam chegar perto dos atletas, tirar foto, conversar e ouvir o sotaque dos britânicos. Uma das mais emocionadas, a atleta Kelly Massey caiu na gargalhada e agradeceu muito quando recebeu um cartão de boas-vindas e o elogio do estudante Gabriel Abreu,16. “Eu elogiei o cabelo dela. Achei as suas tranças muito bonitas”, divertiu-se. Morador de Nazareno, distrito de São João Del Rey, no Campo das Vertentes, Abreu foi o vencedor do concurso em sua região.

“Coloquei uma imagem no formato de uma bandeira do Brasil, que mostra a nossa diversidade ecológica, duas bandeiras da Grã-Bretanha e uma imagem de São João Del Rey, que fica perto de onde eu moro. Embaixo, coloquei a mensagem: 'Bem-vindos a Minas Gerais, onde o respeito, a amizade e a excelência fazem parte da nossa essência'. Muito legal ter esse contato com eles”, conta.

A estudante Luiza Londe, 16, veio de São Gotardo, no Triângulo Mineiro, para entregar o seu cartão e matar a sua curiosidade de ouvir o sotaque britânico.

“Eu coloquei no meu cartão um leão, por causa da garra do animal e pelo fato de ser o símbolo deles (Grã-Bretanha), a imagem de uma igreja para representar o ouro, a simplicidade mineira e o símbolo das Olimpíadas. Entrei no concurso pelo fato de ter esse contato com outra cultura e uma outra língua. Estava curiosa para ouvir o sotaque deles, ver como eles são. Ela (Louise Bloor), me agradeceu e falou que eu tenho bom gosto (risos). Nossa... gostei demais. O sotaque deles é rapidinho”, festejou.

O secretário de esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique Alves da Silva, ressaltou a importância de fazer com que crianças e adolescentes tenham contato com os atletas britânicos neste contexto de Jogos Olímpicos no Brasil. “É aproveitar esse momento olímpico para fomentar em nossos alunos a prática do esporte”, disse.

Paul Ford, chefe da delegação olímpica britânica, espera que eles possuam influenciar muitos mineiros. “Eu agradeço a presença de todas as crianças aqui. Espero que nossos atletas inspirem todos vocês, para que você possam se tornar atletas um dia ou para terem uma vida saudável”, desejou.

O concurso de cartões de boas-vindas foi realizado em 113 cidades mineiras. Dentre os 2.034 cartões produzidos, foram escolhidos os 17 melhores, um de cada região do Estado. Os vencedores e os professores de inglês de cada estudante estiveram presentes no CTE, da UFMG, para fazer a entrega.

Confira a matéria completa