EEFFTO - UFMG

04/08/2016

THIAGO NOGUEIRA
@SUPERFC

Os brasileiros já costumam receber bem seus visitantes. E que tal aproveitar a oportunidade para aprender um pouco mais? Com o objetivo de atrelar os Jogos Olímpicos à importância do domínio da língua inglesa, alunos de escolas públicas de Minas foram incentivados a participar do concurso "Welcome Great Britain - Minas 2016", da Secretaria de Estado de Educação.

Durante os meses de maio e junho, os estudantes tinham a tarefa de produzir cartões, com diferentes formas de colagem, pintura ou desenho.

Os dezessete mais criativos foram escolhidos em julho e, como prêmio, poderão trocar experiências e conhecer um pouco mais da cultura e do esporte britânico em um encontro com os atletas na próxima sexta-feira, às 10h, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das casas do Time GB antes dos Jogos do Rio.

De Passos, no Sul de Minas, a estudante Bárbara Silva, 17, da Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves, conta que não foi fácil relacionar informações mineiras e britânicas.

"Estava difícil juntar as duas bandeiras (de Minas e da Grã-Bretanha), apaguei várias vezes. Pensei na ponte como símbolo da união. No começo, não queria participar, achei difícil. Mas é um modo de incentivar na escola e no esporte também”, conta Bárbara, uma das vencedoras do concurso.

Além dos alunos, os educadores que estimularam a participação dos alunos também estarão em BH para o encontro com os visitantes. A professora de inglês Lara Mello, da Escola Estadual Padre Benevenuto, de Jequeri, na Zona da Mata. já sabia das habilidades do aluno Samuel Gama. Daí por diante, bastou apenas um empurrãozinho.

“Falei das Olimpíadas, dos valores, da Grã-Bretanha, dos esportes, tudo, em cinco aulas. Perguntei quem gostaria de participar. O Samuel já tem habilidades. Ele pensou em uma frase e passei para o inglês”, conta Lara.

Confira a matéria completa