EEFFTO - UFMG

Atletas paralímpicos se preparam para Jogos no Estado

30/08/2016

BRUNO TRINDADE

Minas Gerais recebe as delegações da Grã-Bretanha, da Irlanda e do Canadá antes da Rio 2016

Hannah Cockroft, atleta britânica, treina em Belo Horizonte para as disputas do ciclismo de estrada das Paralímpiadas do Rio de Janeiro (Foto: Moisés Silva)

Assim como nos Jogos Olímpicos, quando recebeu cerca de 17 países, Minas Gerais também se destaca na acomodação de delegações paralímpicas. Três nações estrangeiras escolheram o Estado como o melhor lugar de aclimatação e preparação final para os Jogos Paralímpicos, que serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio.

Das três cidades mineiras que receberão os gringos, Belo Horizonte terá a maior delegação. Os britânicos, que também treinaram na capital com o time olímpico, mandaram toda a sua delegação paralímpica. Os cerca de 170 atletas de todas as modalidades, que chegaram na última quinta-feira, irão treinar nas dependências do Minas Tênis Clube e no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

Em Uberlândia, ficam todos os competidores da Irlanda, com cerca de 50 atletas. Eles desembarcaram na cidade do Triângulo no dia 23 de agosto. Já as dependências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), receberão, a partir de semana que vem, a delegação de atletismo do Canadá, que contará com cerca de 50 pessoas.

Os cerca de mil atletas olímpicos que ficaram em Minas conquistaram, juntos, 102 medalhas.

Atletas voltam ao Rio

Depois da emoção de disputar os Jogos Olímpicos, três atletas terão a oportunidade de participar também das Paralimpíadas do Rio de Janeiro. As atletas Natalia Partyka, da Polônia, e Melissa Tapper, da Austrália, ambas do tênis de mesa, e a iraniana Zahra Nemati, do tiro com arco, agora lutarão por medalhas na competição para pessoas com deficiência. A polonesa buscará o tetra no Rio, pois é tricampeã paralímpica, tendo conquistado os ouros individuais em Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Já a iraniana, além de disputar as Olimpíadas do Rio, também foi a porta-bandeira de seu país na cerimônia de abertura. Ela foi a primeira mulher do Irã a conquistar uma medalha de ouro, quando foi campeã do tiro com arco nas Paralimpíadas de Londres, em 2012. Melissa Tapper, da Austrália, irá se tornar a primeira australiana a competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela busca a sua primeira medalha. Em Londres, nas Paralimpíadas, ficou em quarto.

Confira a matéria na íntegra