EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Luta de MMA entre crianças na Chechênia causa polêmica

11/10/2016

O badalado combate MMA (sigla em inglês para luta massiva de múltiplas artes marciais) já se consolidou em várias partes do mundo, mas sempre reascende uma discussão antiga, que contesta o suposto excesso de violência da modalidade esportiva. Desta vez, a polêmica é ainda maior, porque envolve crianças.

O líder da república da Chechênia, na Rússia, Ramzan Kadyrov, decidiu incluir lutas infantis de MMA na última edição do World Fight Championship of Akhmat, no dia 4 de outubro, evento que promove na cidade de Grosny, capital chechena. Entre os lutadores mirins estava o filho do ditador, Akhmad, de apenas 11 anos de idade, que aparece num vídeo do YouTube vencendo outro garoto não identificado. Ele foi premiado com um cinturão e recebeu aplausos do público. Segundo o site especializado em MMA Bloody Elbow, outros dois filhos do líder checheno, de 10 e 9 anos, também participaram de lutas.

A luta infantil recebeu diversas críticas nas redes sociais, mas segundo o educador físico Fernando Vitor Lima, professor da UFMG, o MMA somente prejudicará o desenvolvimento da criança se for praticado de maneira inadequada para a faixa etária. "Se o professor usar seus conhecimentos para adaptar a prática às diferentes faixas etárias, não haverá problema. Talvez as lutas do vídeo podem ter ultrapassado os limites para aquelas crianças", diz o especialista.

YouTube/sportmma/Reprodução
A disputa entre crianças em evento de MMA na Chechênia está causando revolta nos internautas. Será que menores de idade podem praticar esse esporte violento? (foto: YouTube/sportmma/Reprodução)

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI