EEFFTO - UFMG

UFMG recebe sexta edição da Chamada de Angola

27/10/2016

Evento realizado desde 2006 tem por objetivo promover trocas de vivência entre mestres de capoeira angola e estudantes da universidade. Mestre João (Belo Horizonte/MG) e Mestre Virgílio (Ilhéus/BA) são os convidados do evento. Inscrições ficam abertas até 27 de outubro.

Estão abertas as inscrições para participação na VI Chamada de Angola: Jogo de dentro, jogo de fora. Realizado desde 2006, o evento tem como proposta criar um ambiente de troca de vivências e experiências entre a Academia e a população em geral. O evento ocorre de 27 a 29 de outubro no Campus Pampulha da UFMG e é destinado a toda a comunidade acadêmica da Universidade (estudantes, professores, servidores, terceirizados), bem como à comunidade externa (alunos de outras instituições de ensino, pessoas interessadas na temática, capoeiristas, dançarinos afro etc.).

A pré-abertura da Chamada acontecerá no dia 27, às 13 horas, com a apresentação da tese de doutorado “Campo de Mandinga: estética, ética e política na Capoeira Angola”, do cientista social e capoeirista Dimas Antônio de Souza, no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). A pesquisa foi produzida a partir da experiência de Dimas na Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (ACESA) somada à história de vida de Mestre João e da trajetória de 25 camaradas do grupo. Paralelamente, às 14h30 tem início uma oficina de capoeira angola destinada às crianças da UMEI Alaíde Lisboa. O Boi da Manta do grupo Irmandade da Pândega (Lagoa Santa/MG) sai em cortejo da UMEI às 16 horas em direção à Praça de Serviços. Às 17h30, acontece a abertura oficial do encontro, com o cadastramento dos participantes. Mestre Virgílio irá ministrar uma oficina de prática de ritmo às 19 horas. Após a oficina, haverá uma apresentação de Maculelê e uma roda de capoeira, seguidos de uma confraternização.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI