EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Entenda a importância de manter o astral elevado e ser otimista

22/03/2017

"(...)Uma vida ativa é sinônimo de felicidade e realização. É o que Olavo Fróes, de 69 anos, vive na pele todos os dias. Há nove anos, o jornalista aposentado usufrui dos benefícios oferecidos pelas várias atividades que pratica no projeto de extensão Educação Física para a Terceira Idade, da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Por meio de uma vizinha, Olavo conheceu o programa que diz ter mudado a sua vida. “Hoje, sou um homem feliz. Se antes eu me via muito à toa, indo sempre aos mesmos lugares, agora estou cheio de energia e jovialidade”, conta com convicção. 

Aluno das aulas de ginástica, pilates, dança de salão, hidroginástica, dança experimental e informática, Olavo passa o dia todo na universidade. “Acordo cedo, às 6h30, faço o café, passeio com os meus dois cães de estimação e venho para o projeto. Chego de manhã, almoço aqui e só vou embora à tardinha. Quando tenho aula de dança, só saio à noite”, diz o aposentado, que encontra prazer até mesmo no cansaço: “Chego em casa cansado, mas feliz porque tive o dia cheio de atividades. Isso tudo me trouxe alegria de viver”. 

O projeto, que completa 25 anos em 2017, atende atualmente 300 pessoas a partir dos 45 anos, sem limite de idade. São oferecidas aulas de dança de salão, hidroginástica, informática e ginástica coletiva, onde o objetivo é melhorar a aptidão física dos alunos. “Além disso, fazemos um passeio a cada dois meses. Já fomos para o Inhotim, para a Vale Verde, para sítios e museus. Ano passado, eles foram ao Santuário do Caraça. Tudo é bem descontraído e animado, em um clima de muita amizade”, conta Vinicius Gomes, professor de educação física e supervisor pedagógico do programa. 

Além da alegria gerada pela socialização, o projeto se preocupa em fortalecer a saúde física dos participantes, principalmente os mais idosos. “O exercício físico, de maneira geral, traz muitos benefícios para esse público. Melhora a capacidade cardiorrespiratória, diminui o número de quedas, fortalece a musculatura, aumenta a densidade mineral óssea e, principalmente, retarda os declínios físicos e cognitivos que ocorrem com o processo de envelhecimento”, explica Vinícius. 

Pai de três filhos a avô de seis netos, a saúde é prioridade na vida de Olavo. Com a prática contínua das atividades, ele percebeu uma grande melhora: “Tudo na minha vida mudou para melhor. Hoje não fumo, não bebo, e tenho minha pressão e glicose controladas”, diz com empolgação e gratidão na voz ao contar também que, além das atividades oferecidas pela EEFFTO, faz teatro na Escola de Belas-Artes e não abre mão de uma caminhada diária. 

“Felicidade pra mim é vida ativa. É saber viver e viver com qualidade. E uma vida com qualidade é uma vida repleta de atividades. Sonhos só são realizados quando se tem vontade de viver. Felicidade é estar vivo”, diz. Para o futuro, a esperança de ver um país melhor e recuperado. No âmbito pessoal, seus planos se resumem em apenas um: ser feliz. “Espero continuar aqui, fazendo tudo o que faço, vivendo assim para chegar aos 95 anos como o meu pai. Viver, e viver com qualidade”, ressalta Olavo Fróes."

 

Para conferir a matéria completa, acesse: http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2017/03/21/noticias-saude,203780/entenda-a-importancia-de-manter-o-astral-elevado-e-ser-otimista.shtml