EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Aprovado por poloneses, Centro de Treinamento da UFMG cobra apoio em visita do Ministério

22/03/2017

Enquanto as instalações utilizadas nos Jogos Rio-2016 encontram-se praticamente abandonadas, a adolescente Thais Michele treina ao lado de uma semifinalista olímpica em uma tarde qualquer de março no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Coincidentemente, a presença da forte equipe de atletismo da Polônia na capital mineira até o próximo dia 28 será um dos trunfos da direção do CTE na tentativa de angariar um maior apoio do governo federal, nesta quarta-feira (22), durante visita do secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, o ex-nadador Luiz Lima.

A vistoria vinha sendo planejada desde o ano passado, mas será realizada somente agora, a menos de dois meses do término de contrato do Projeto de Desenvolvimento do Esporte, financiado pela pasta. Segundo a UFMG, o programa teve um custo de R$ 10,4 milhões entre 2010 e 2014.

“É até difícil de acreditar que nós fazemos algo assim, porque a própria confederação (Brasileira de Atletismo, a CBAt) até agora não reconheceu isso. Temos o melhor centro de treinamento do Brasil, organizamos o melhor Meeting do país antes da Olimpíada, e nenhum atleta brasileiro veio treinar aqui”, critica o coordenador do CTE, Leszek Szmuchrowski, otimista com a vinda de outras delegações estrangeiras num futuro próximo.

A cobrança por mais atenção e investimento conta com o "lobby" dos poloneses. “Estamos certos de que tomamos uma boa decisão. Aqui tem tudo o que é necessário, desde a própria pista até a sala de treinamento de força e o suporte médico e fisioterapêutico”, avalia o técnico Andrzej Wolkowycki. Atual campeã europeia de atletismo, a Polônia abriu mão do torneio continental neste ano para realizar uma pré-temporada no CTE visando ao Campeonato Mundial, em agosto.

Os repasses do governo federal garantem o pagamento de salários dos treinadores e a compra de material esportivo. “Nós formamos atletas 'do zero' e já temos medalhistas nacionais em várias categorias. Se eles (ministério) não reconhecerem, se não houver continuidade, esse trabalho vai morrer”, completa o dirigente do projeto responsável atualmente pelo desenvolvimento de cerca de 120 jovens atletas.

A assessoria de imprensa do Ministério do Esporte informou que o objetivo da visita de Luiz Lima “é verificar in loco todo tipo de cooperação que a pasta pode fazer para que a área de educação física continue evoluindo”. O Projeto de Desenvolvimento atende a quatro modalidades no CTE: atletismo, natação, taekwondo e judô.

Antes de receber a equipe da Polônia, o Centro de Treinamento já havia sediado a preparação da Grã-Bretanha para a Olimpíada do Rio, no ano passado.

Intercâmbio

A pré-temporada da delegação polonesa é vista pela direção do CTE como um divisor de águas para colocar o local no mapa do esporte em nível mundial. E certamente será também um marco para jovens atletas como Thais Michele da Silva Clemente, de 15 anos.

Desde o último dia 8, a bicampeã brasileira mirim nos 300m com barreiras tem tido a oportunidade de treinar ao lado de Emilia Ankiewicz, semifinalista nos 400m da modalidade nos Jogos do Rio.

"A gente se comunica pelos gestos. Ela mostra a técnica e faz um 'OK' se a gente aprendeu e está fazendo certo. Eles têm alguns movimentos diferentes, então estou aprendendo bastante, uma forma de fazer as barreiras que torna o movimento mais fácil", conta a atleta mineira.

A equipe europeia conta também com a meio-fundista Joanna Jozwik, quinta colocada nos 800m rasos na Olimpíada de 2016 e atual campeã da modalidade no Circuito Mundial Indoor.

"Tem sido uma experiência muito agradável e até surpreendente. A estrutura, o ambiente, o clima, é tudo muito confortável. A cada dia estamos mais satisfeitos e convictos de que foi um 'risco' bem calculado", afirma a estrela da delegação, referindo-se à decisão de não disputar o Campeonato Europeu para realizar o training camp em Belo Horizonte.

Para conferir a matéria completa, acesse: http://hojeemdia.com.br/esportes/aprovado-por-poloneses-centro-de-treinamento-da-ufmg-cobra-apoio-em-visita-do-minist%C3%A9rio-1.453345