EEFFTO - UFMG

PRF realiza blitz contra o sono

17/04/2017

O motorista que passar bocejando nesta quinta-feira (13) pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá ser convidado a passar por um teste diferente. Em vez de encarar o bafômetro, o condutor passará pelo “sonômetro”, aparelho que mede o nível de fadiga e sonolência de quem está ao volante. O teste é uma das novidades das operações de trânsito nas principais rodovias do Estado para a Semana Santa, que começaram nessa quarta-feira (12).

O equipamento está em testes e é desenvolvido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Existe uma relação entre o período pelo qual a pessoa está acordada e o equilíbrio dela. Quem está desperto há 19 horas é como se estivesse bêbado, com perda de atenção, reflexo e concentração. O equipamento mede o equilíbrio e, assim, consegue dizer há quanto tempo ela está acordada”, afirmou o professor Marco Túlio de Mello, responsável pelo projeto.

Ele alerta que, das 50 mil mortes no trânsito registradas por ano no Brasil, entre 7.000 e 9.000 são provocadas por motoristas que dormiram ao volante. “Mais do que reprimir, precisamos educar os motoristas, para que eles façam a coisa certa, que é descansar bem antes de dirigir”, afirmou.

Segundo o inspetor Aristides Júnior, chefe da comunicação social da PRF, quem for flagrado devendo horas no travesseiro não será penalizado. “Não tem multa, até porque não é uma infração prevista no Código de Trânsito. O objetivo é realizar uma ação educativa, chamando a atenção para a questão do cansaço ao volante, que pode ser tão perigoso quanto o álcool”, destacou.

Operação. Além da novidade, as rodovias federais que cortam Minas terão uma presença intensa da PRF. Neste feriadão, 950 policiais estarão trabalhando. Eles terão três objetivos principais: prevenir acidentes, garantir a fluidez do trânsito e combater infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e direção alcoolizada. Para isso, os agentes circularão com 150 bafômetros e 31 radares móveis. Um helicóptero também dará apoio.

Assim como nos outros feriados, o transporte de carga pesada terá a circulação restrita nas rodovias federais de pista simples. Veículos que necessitem de autorizações especiais de trânsito (bitrens, rodotrens, treminhões e veículos com cargas excedentes) e cegonheiras carregadas estão proibidos de rodar nesta quinta (13), entre 16h e 22h; nesta sexta (14), entre 6h e 12h; e domingo (16), entre 16h e 22h.

O motorista que descumprir a proibição será multado em R$ 130,16 (infração média), receberá quatro pontos na carteira de habilitação e terá o veículo retido.

Farol baixo

Aceso. Um dos principais alertas da PRF para os motoristas é sobre a obrigatoriedade do uso dos faróis baixos, mesmo durante o dia, que aumenta a visibilidade para os
demais condutores.

MUDANÇAS NA RODOVIÁRIA

Viagem. Apesar de ser o primeiro feriadão sem o reforço do terminal José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, na região Leste de Belo Horizonte, o Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, no centro, deverá ter um aumento pequeno de público.

Passageiros. Segundo a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), responsável pela gestão da rodoviária, a expectativa é que sejam embarcados 98 mil passageiros. No ano passado, foram 97 mil embarques e, em 2015, 111 mil. A previsão é de 4.030 partidas.

Trânsito. Para garantir a chegada desse público, a BHTrans preparou uma operação no entorno da rodoviária. Estarão revezando-se nas ruas 35 agentes da Unidade Integrada de Trânsito, que inclui ainda a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Para conferir a matéria no site, clique aqui