EEFFTO - UFMG

Caminhar é preciso

04/07/2017

No cotidiano da estudante Bruna Camila, 17, a rua não é propriamente um espaço para estar. No máximo, é lugar para passar. E, de preferência, em um carro. Para ela, caminhar pelas vias públicas é exceção à regra. A começar pelo trajeto que faz entre a casa e a escola: embora sejam apenas cerca de cinco minutos, ela, que está no segundo ano do ensino médio, nunca havia ido à pé para o Estadual Central, onde estuda. “Eu sempre vou de carro, geralmente com meu pai ou algum responsável”, explica a adolescente.

(...) Saúde: Além de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, caminhar pelas ruas da cidade pode trazer mais benefícios que correr numa esteira na academia. Professor de escola de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional da UFMG, Anderson Aurélio lembra que a caminhada ao ar livre é a mais saudável das opções. “Como a digital, cada um de nós tem uma pisada diferente. A esteira força um pisar específico, que pode trazer consequências para nossa estrutura músculo esquelética”, informa. Aurélio argumenta que corrida e caminhada ao ar livre são atividades aeróbicas que trazem vários benefícios como, por exemplo, ao sistema cardiovascular, e também reduz o estresse ao permitir ao caminhante experiências mais dinâmicas que apenas o exercício em si.

Confira aqui a matéria na íntegra