EEFFTO - UFMG

Embaixada da Grã-Bretanha vai ampliar parceria com Minas

06/07/2017

Minas Gerais está entre as prioridades de investimento e de parceria da embaixada britânica no Brasil, que, nos próximos quatro anos, vai ampliar a sua presença em projetos de desenvolvimento de tecnologia, de geração de energia solar, biocombustíveis, no campo da ciência e inovação, além da mineração e do agronegócio. “Como resultado, haverá crescimento das nossas economias e do emprego”, afirma Vijay Rangarajan, embaixador da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil, para quem há uma “sólida” relação comercial entre Minas e o Reino Unido.

Para além da mineração – Anglo American e ERM são duas britânicas em atuação no estado – são empresas do Reino Unido instaladas em Minas a BT (comunicação), a BP (biocombustíveis), a G4S (limpeza e conservação), a JLT (seguros e resseguros) e a CDE (equipamentos para mineração e outros). Por outro lado, atuam no Reino Unido, a mineiras Ioasys, SalaryFits, Toys Talk e Magnesita.

O investimento da Grã-Bretanha no setor produtivo brasileiro foi de US$ 378 milhões nos primeiros quatro meses deste ano. Em 2016, o Brasil exportou para o mercado britânico cerca de US$ 2,8 bilhões em produtos e importou US$ 2,3 bilhões, com superávit de US$ 540 milhões. Os principais produtos brasileiros foram ouro, minério de ferro, café, soja e carnes. Por seu turno, do Reino Unido entraram no país principalmente medicamentos para medicina humana e veterinária, automóveis, gasolina e compostos heterocíclicos.

O relacionamento entre Minas e Grã-Bretanha se intensificou nos esportes e na educação, desde que a equipe olímpica e paralímipica daquele reino utilizou, em 2016, as instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), classificadas como “espetaculares” pelo treinador da equipe, Paul Ford. Com o Minas Tênis Clube, a delegação da Grã-Bretanha firmou igualmente parceria, intercâmbio que segue, com a vinda de atletas e judocas e foi celebrado no domingo passado com o evento “Reino Unido na Praça”, realizado na Praça da Assembleia.

Com o suporte do consulado britânico em Minas, dentro do programa Prosperity Fund, há em curso quatro novos projetos de pequeno porte implementados no último ano, em áreas como parcerias público privadas, educação, cidades inteligentes e saneamento. No campo da ciência e inovação, as oportunidades de investimento são diversas, afirma o embaixador. “Minas tem sido um destino importante para 10 universidades britânicas que estão associadas em parcerias com universidades locais, a Fapemig e grandes empresas. Além de um impressionante nível de excelência para a inovação, há uma percepção de que estão saturados os mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirma Vijay Rangarajan, que está há quatro dias na capital mineira, numa série de encontros comerciais, culturais e educacionais, e visitou o Estado de Minas.