EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta da UFMG conquista medalha de bronze no taekwondo em competição internacional

25/08/2017

Pela primeira vez, um atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG conquistou medalha numa competição de nível mundial. O atleta de taekwondo Juliano Lima conquistou a medalha de bronze no 4º Argentina Open, realizado em Buenos Aires, entre os dias 18 e 20 de agosto. O torneio é homologado pela Federação Mundial de Taekwondo e vale pontos para o ranking mundial. Mais de 600 atletas de diversos países, inclusive com atuação olímpica, participaram das provas.

A delegação brasileira venceu 13 das 16 categorias disputadas e conquistou o primeiro lugar geral. Juliano ficou em terceiro lugar na categoria adulto (até 58 kg) e foi o único atleta de Minas Gerais que subiu ao pódio. Integrantes da equipe feminina do CTE também alcançaram resultados expressivos. As atletas Bruna Rocha (categoria adulto até 49 kg), Cassia da Silva Conceição (adulto até 53 kg), Deborah Silva (adulto até 57 kg) e Laura da Silva (juvenil até 59 kg) alcançaram o 5º lugar em suas respectivas categorias.

O CTE da UFMG atende gratuitamente cerca de 500 jovens atletas de várias modalidades: atletismo, judô, natação, nado sincronizado, pentatlo e triatlo modernos, além do taekwondo. Eles são supervisionados por treinadores e contam também com o suporte de uma equipe de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos dentre outros especialistas.

O suporte técnico ao atletas foi elogiado pelo ex-nadador Luiz Lima, que visitou as instalações do CTE em março de 2017, quando ainda respondia pela Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. “Quando a gente entra numa instituição pública, ainda mais uma universidade, e vê equipamentos de primeira qualidade sendo usados e bem cuidados, com todo o carinho e toda a expertise de mestres e doutores em suas áreas, estamos diante do que um centro olímpico de treinamento tem que ser”, disse em entrevista à TV UFMG.

No ano em que completa nove décadas de fundação, a UFMG passou a figurar entre as 50 melhores universidades do mundo no segmento de esportes, pela primeira vez, e entre as 500 melhores instituições educacionais em cinco áreas do conhecimento, segundo ranking da Quacquarelli Symonds (QS), agência do Reino Unido especializada em avaliação de universidades.

A inauguração do Centro e de Treinamento Esportivo, em dezembro de 2015, foi determinante para pontuação obtida pela instituição. Pouco depois, em 2016, o CTE sediou a preparação de equipes olímpicas e paralímpicas do Reino Unido para os Jogos do Rio de Janeiro.

Confira aqui a matéria na íntegra