EEFFTO - UFMG

UFMG oferece acompanhamento para pessoas que tiveram AVC

29/01/2018

O Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, está com vagas abertas em uma pesquisa que avalia pessoas que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC). O projeto possui várias ações de graça e acompanha os pacientes para que tenham uma condição de vida melhor.

AVC é uma doença que acontece por causa de um sangramento no cérebro ou a interrupção da circulação do sangue nele, provocando uma lesão.

Desde 2016, o Departamento de Fisioterapia realiza uma pesquisa com pessoas que já sofreram AVC. O projeto conta com uma série de ações gratuitas e atualmente abriu novas vagas.

As vagas são para pessoas que tiveram derrame a partir de 20 anos, que é considerado adulto, e não tem limite de idade superior. É importante que a pessoa seja capaz de andar, mesmo com certa dificuldade.

Aquela que está no leito ou depende de cadeiras de rodas não podem se inscrever. Elas não podem porque não se enquadram no tipo de tratamento que será oferecido.

Como é feito: a pessoa liga e agenda um horário de avaliação que será feita por médicos e fisioterapeutas. E pode ocorrer nesta avaliação a descoberta de algum problema de saúde que até mesmo a pessoa desconhece, e que precisa de um tratamento específico. É que são feitas uma bateria de testes, e quando é descoberto algo a pessoa é orientada a procurar um tratamento específico. Isso é comum acontecer.

O atendimento durante a pesquisa: as pessoas recebem atendimento fisioterápicos em grupos, para tornar os pacientes mais ativos. O tratamento é feito três vezes por semana. Muitos depois do AVC entram numa situação de sedentarismo muito grande, muitas vezes por proteção da família, ou o próprio indivíduo.