EEFFTO - UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG celebra a educação nos museus

20/09/2018

Já imaginou integrar a exposição de um museu ao lado de grandes nomes como Portinari e Guignard? O Espaço do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recebendo colecionadores que desejam exibir ao público seus objetos dentro do museu. Os materiais ficarão em destaque na mostra Colecionar o mundo: objetos + ciência cultura. Isso ocorre durante a 12a Primavera de Museus e Jornada de Educação em Museus – na capital, são 12 instituições –, que traz como tema “Celebrar a educação em museus”, em um convite à visitação com uma programação variada para todos os públicos. O museu já reúne acervos de 20 centros de cultura e ciência da Rede de Museus da UFMG, como obras de artistas renomados, coleções taxonômicas e artefatos usados na construção do saber.

“Se a gente considera um museu como equipamento na área da educação, nada mais justo que pensarmos em exposições para divulgar a educação. E uma educação diferenciada, saindo dos muros das escolas formais e exposta de maneira mais lúdica. Temos um trabalho intenso com as crianças, por exemplo”, contou Diomira Faria, da direção do Espaço do Conhecimento na UFMG. E, para incentivar a participação, o museu convidou quem tem coleções para trazê-las para o “Você coleciona o quê?”.

Em uma roda de conversa, os participantes vão mostrar os acervos que mantêm em casa e compartilhar os motivos que os levaram a colecionar. “Trata-se de uma atividade que vai acontecer no sábado, quando convidamos colecionadores a trazer as suas coleções para que elas fiquem exposta aqui também. Já surgiram coleções de chave, cartão telefônico, cartão-postal, ferro de passar roupa, coleção de terço, palheta”, explicou Wellington Luiz, assistente educacional do museu. Importante lembrar que não tem processo de inscrição,
entretanto, a atividade é indicada para pessoas a partir de 5 anos.

No museu também é possível perceber a riqueza artística que a UFMG abriga dentro de seus muros e, agora, abre para a comunidade externa. Os visitantes podem ver peças famosas de nomes como Portinari, Guignard, Burle Marx, Di Cavalcanti, Maria Helena  Andrés e outros. Ao lado, a seção Ilustrações Científicas mostra como a união da arte com a ciência foi fundamental para o estudo de espécies. A mostra tem 140 figuras detalhadas
de plantas e animais. Coleções Taxonômicas mostram exemplares de peixes, aves, orquídeas, répteis, insetos e tipos de madeira que mostram a biodiversidade de três regiões de Minas Gerais: o Espinhaço Canga, onde fica o Quadrilátero Ferrífero; o Espinhaço Quartzito, que engloba as serras do Cipó e do Caraça; e o Vale do Rio Doce.