EEFFTO - UFMG

Atividade promove experiência interprofissional para alunos de graduação na área da saúde

04/03/2021

Ter a oportunidade dessa prática ainda na formação é um importante diferencial, pois aprendem juntos para trabalhar juntos, resultando na melhoria do cuidado integral ao paciente.

03 DE MARÇO DE 2021 -

As atividades do ITOSCE são feitas de forma remota e incluem estudos de casos pelas equipes. Foto: Pixabay

Durante quatro semanas, 200 alunos de dez cursos de graduação da UFMG participam do encontro “Educação Interprofissional na Atenção Básica” (ITOSCE). A atividade tem como base o conceito “estudar junto para trabalhar junto” e foi idealizada pelas professoras Eliane Gontijo, da Faculdade de Medicina, e Fabiane Ferreira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O objetivo é que estudantes aprendam “de”, “com” e “sobre” cada um, buscando a colaboração efetiva, fundamental para a atenção integral à saúde.

As professoras ressaltam essa oportunidade dentro da graduação como um processo inovador de ensino-aprendizagem. A troca de conhecimentos favorece a compreensão dos diversos papéis no trabalho em equipe, reduzindo tensões e conflitos na atuação profissional. Além disso, os participantes desenvolvem a comunicação e colaboração, competências essenciais no trabalho das equipes interprofissionais, promovendo mais segurança para o paciente, mais qualidade e mais resolubilidade no cuidado.

“As discussões de caso e trabalhar em equipe farão parte do processo de trabalho desses profissionais. É dentro do processo de formação que esses discentes precisam ter a oportunidade de conhecer o que os colegas da área da saúde fazem, quebrar os estereótipos, conviver com opiniões e conhecimentos que, em conjunto, potencializam a capacidade de resolução de problema, promovendo o cuidado integral”

Fabiane Ferreira

Veja mais aqui