EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Alimento propicia benefícios à saúde e proteção contra doenças

02/02/2022

EMELYN VASQUES

Segundo o nutricionista e membro do Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais, Matheus Mendes, o consumo do cogumelo, ajustado a uma alimentação adequada, pode ajudar no controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar no sangue e auxiliar, ainda, no sistema neuroprotetor e imunológico.

"Esses benefícios estão relacionados com a melhora da saúde intestinal. Eles auxiliam na modulação da microbiota intestinal, e isso vai melhorar o sistema imunológico, vai melhorar as concentrações de glicose e também liberar compostos no nosso organismo que vão fazer bem para a saúde mental e proteger contra doenças como o Alzheimer e Parkinson", explica Matheus.

O nutricionista conta, ainda, que estudos em andamento mostram que o alimento pode ser promissor também no combate ao câncer. Além disso, ele explica que os cogumelos são ricos em fibras como a betaglucana e em aminoácidos, minerais - como potássio, fósforo e magnésio - e vitaminas que irão variar dependendo das espécies. Apesar de não haver uma quantidade diária recomendada, o conhecimento científico mostra que quantidades de 100 a 250 gramas estão dentro de um limite para não ocasionarem efeitos tóxicos no organismo.

Para vegetarianos e veganos, o nutricionista recomenda, no entanto, que os cogumelos, apesar de terem todos os aminoácidos presentes na carne e alimentos de origem animal, sejam consumidos em conjunto com as leguminosas para que a refeição seja satisfatória em quantidades de proteínas.

Site: https://diariodocomercio.com.br/impresso/edicao-de-02-20-2022/