EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Programa Segundo Tempo recebe inscrições para vagas remanescentes na UFMG

03/06/2022

Futsal, handebol, basquete, vôlei, corrida e lutas estão entre as modalidades ofertadas

 

O Programa Segundo Tempo, iniciativa de âmbito nacional do Ministério da Cidadania e executado na UFMG em parceria com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), retoma as atividades com aulas gratuitas no campus Pampulha e na sede do Centro Esportivo Universitário (CEU). O programa atende crianças – com prioridade para aquelas com matrícula na rede pública de ensino e residentes em área de vulnerabilidade social – e adultos integrantes da comunidade acadêmica, de qualquer gênero. Os interessados podem se inscrever neste link.

 

De acordo com Gibson Moreira Praça, coordenador do programa e integrante do Centro de Estudos de Cognição e Ação da UFMG, um dos objetivos é criar um espaço para crianças e adultos que garanta a prática esportiva, orientada por profissionais qualificados, em espaços de qualidade e sem custo.

 

Na UFMG, o programa conta com duas vertentes: a infantil, voltada para a iniciação esportiva de crianças entre seis e doze anos, e a universitária, oferecida para a comunidade acadêmica (estudantes de qualquer nível, professores e servidores técnico-administrativos). Na modalidade infantil, as crianças são acompanhadas na prática de diversas modalidades esportivas em atividades individuais e coletivas. Já a vertente universitária busca auxiliar o adulto em apenas uma modalidade, manifesta pelo participante no momento da inscrição.

 

Gibson destaca ainda a função formativa do programa: “com a participação de professores e monitores, criamos um espaço de estágio e de crescimento profissional, além da produção de conteúdo científico. O programa é usado como um laboratório de produção científica em pesquisas na área de metodologias da área do ensino dos esportes”, sinaliza.

 

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre o programa (equipe de reportagem: Diego Balduino – produção e reportagem, Ângelo Araújo  – imagens, Otávio Zonatto – edição de imagens e Renata Valentim – edição de conteúdo).