EEFFTO - UFMG

Minas Gerais é campeão da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022

22/08/2022

Com mais de 120 atletas, sendo 20 que treinam no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG,  Minas foi o campeão da regional Brasília

Minas Gerais é campeão da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022
Yuri Ângelo Rocha Pinto, representante de Minas Gerais está entre os principiantes da natação classificado nas Paralimpíadas Escolares

Minas Gerais participou da etapa regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022. Com mais de 120 atletas, o estado foi o campeão da regional Brasília.

O anúncio foi feito durante cerimônia de encerramento ocorrida em Brasília na noite da última sexta-feira (12). O Distrito Federal e Goiás conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A competição contou com cerca de 300 inscritos e centenas de novatos. Com 39 pontos, Minas Gerais mostrou a força do estado que mais teve representantes estreantes no evento.

“Tivemos 20 atletas estreantes na regional da Paralimpiada escolar e 100% de aproveitamento! Todos classificados para a Paralimpíada nacional”, disse Andressa da Silva de Mello, coordenadora do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento.

No atletismo e na natação, a equipe mineira liderou o quadro de pontuação. Já na bocha, ficou em segundo lugar.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009. É considerado o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Yuri Ângelo Rocha Pinto, representante de Minas Gerais, está entre os principais da natação classificado nas Paralimpíadas Escolares.

O mineiro tem 14 anos e começou a nadar apenas em fevereiro deste ano por meio da indicação de um psicólogo, após sofrer um acidente. Atualmente, ele treina cinco vezes na semana no Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG).

“Foi muito eletrizante. Não tenho palavras para explicar como foi esta competição. Sou muito grato por viver tudo isso. Nunca tinha viajado para outro estado, e agradeço muito a Deus por essa oportunidade”, contou Yuri. Já classificado, o jovem aguarda com ansiedade a próxima etapa.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.