EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





'Lombalgia de verão': saiba o que provoca e como prevenir a dor típica desta época do ano

16/01/2023

Você já ouviu falar em lombalgia de verão? É quando a alegria em curtir as tão sonhadas férias vira dor de cabeça – ou melhor, nas costas –, após carregar pesos excessivos como malas e o cooler da cerveja. Em alguns casos, o desconforto pode ter relação inclusive com os quilinhos adquiridos nessa época do ano  depois do consumo de bebidas e alimentos (veja a lista baixo). Na maioria das vezes, bastam analgésicos para curar o mal-estar. Porém, dicas simples evitam o transtorno.

As dores aparecem na região baixa das costas, próximo à lombar. O ortopedista Daniel Oliveira, especialista em cirurgia da coluna, explica que, normalmente, não duram mais de dez dias, apresentando uma melhora espontânea. Nessas situações, remédios são indicados. 

Já nos casos de desconforto maior, com limitações de movimentos, se a pessoa não fizer o correto tratamento poderá ter complicações, com a perda da sensibilidade dos membros e dores em outras partes do corpo. Se isso ocorrer, é preciso pedir o socorro de um profissional. Se a dor seguir crônica – por mais de três meses – a principal estratégia a ser adotada é a fisioterapia, por meio de pilates e exercícios manuais, para que haja um retorno gradual dos movimentos.

Daniel Oliveira alerta que as pessoas devem ficar atentas à postura durante as viagens longas, seja no carro, ônibus ou avião. “Os joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus com os pés apoiados no chão. É importante também levar um travesseiro  especial para o pescoço para ajudar a sustentar a região cervical enquanto estiver sentado na poltrona”, ensina o médico, que é diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT).

Outra dica é com as bagagens, que devem ter rodinhas. Já as mochilas demandam o correto ajuste da altura, com a distribuição do peso entre os ombros. “Sempre use as duas alças, nunca coloque em um único lado, pois isso pode forçar a região lombar”. 

Em dia com a prevenção
Alongamento e caminhada  são aliados importantes na promoção da saúde. Professor do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Rafael Zambelli reforça que a prática de exercícios ajuda a fortalecer a musculatura. O doutor em saúde pública destaca que as pessoas precisam se mover.

“O trabalho educativo é importante porque o paciente com dor acaba evitando de fazer exercícios diários com o pensamento de que vai melhorar a situação da lesão, mas na verdade isso pode ser prejudicial no longo prazo, podendo piorar o quadro”, explica.

Saiba o que pode provocar a lombalgia de verão 

  • Ganho de peso causado pelo consumo exagerado de bebidas e alimentos no período de férias e festividades de fim de ano;
  • Quebra da rotina de exercícios físicos;
  • Levantamento de pesos excessivos como malas, bagagens, maquinários;
  • Passar por um longo período de tempo sentado em poltronas de viagem em ônibus, aviões, trens, carros;
  • Dormir em locais onde o corpo não está adaptado (cama de hotéis, sofás, colchões de ar).

E estalar as costas? Ajuda? 
Muitos acreditam que o simples ato de estalar as costas pode gerar um alívio nas dores de coluna e na região lombar. Rafael Zambelli, no entanto, explica a medida só deve ser aplicada por um profissional especializado, como fisioterapeutas e quiropratas. 

O médico Daniel Oliveira ainda lembra o estalo feito de forma intensa pode lesionar a coluna, gerando uma predisposição à hérnia de disco.

 
link: https://www.hojeemdia.com.br/saudeebemestar/lombalgia-de-ver-o-saiba-o-que-provoca-e-como-prevenir-a-dor-tipica-desta-epoca-do-ano-1.942822