EEFFTO - UFMG

UFMG convoca diabéticos para participarem de programa que ajuda no controle da doença

27/01/2023

Arthur Lage

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recrutando voluntários com diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes para o participarem do Diabetes College Brasil, projeto de pesquisa que pretende avaliar a eficiência do treinamento físico no controle da doença.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (27), a UFMG informa que os participantes devem aprender como se exercitar corretamente para manter a vida ativa e saudável por meio de programa de atividades criado por pesquisadores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Também serão ministradas aulas de educação e saúde com foco no controle do diabetes.

"Nossa intenção é conseguir controlar e prevenir essa condição em indivíduos que tenham predisposição para o desenvolvimento da diabetes, e as complicações em pessoas que já tenham a doençaconta Patrícia Trevisan, coordenadora do projeto na universidade mineira.

O estudo é realizado pela UFMG em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá.

Como participar

O programa tem duração três meses. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail diabetescollegeufmg@gmail.com ou pelos telefones (WhatsApp): (31) 99289-0092 e (31) 98982-8430.

Diabetes no Brasil

O Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina. São mais de 15,7 milhões de pessoas adultas com essa condição metabólica. A estimativa é que, até 2045, a doença afete 23,2 milhões de adultos no país. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes.