EEFFTO - UFMG

Fundação Christiano Ottoni completa 49 anos de apoio à extensão, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de projetos da UFMG

24/03/2023

Há 49 anos, a Fundação Christiano Ottoni (FCO) começou a escrever sua história, num cenário de grande ampliação da ciência e tecnologia no Brasil. A FCO surgiu como uma iniciativa de apoio às atividades de pesquisa e extensão da Escola de Engenharia da UFMG e, hoje, atende também a diversas outras unidades acadêmicas da Universidade, como, as Faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Ciências Econômicas (Face), Institutos de Geociências (IGC), Ciências Agrárias (ICA), Ciências Exatas (ICEx), Ciências Biológicas (ICB) e Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Ao longo de quase cinco décadas, a Fundação expandiu sua atuação para apoiar projetos de extensão, ensino, e desenvolvimento tecnológico da UFMG, e mais recentemente também de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Além de fazer também a gestão administrativa e financeira de consultorias técnicas e prospecção tecnológica, como também de cursos de extensão e especialização e eventos. Em 2022, estiveram sob a gestão da FCO mais 500 projetos de diversas áreas do conhecimento, em parceria com empresas públicas e privadas, como Copasa, Petrobrás, Cemig, Eletrobrás, Epamig, Vale, Prefeitura de Belo Horizonte, Fapemig, Funasa, dentre outras.

Conectando Universidade e sociedade

Quase cinco décadas depois, além de estar sempre focada no apoio às atividades e iniciativas para o avanço científico e tecnológico do Brasil, a FCO atua também na interface entre academia, setor produtivo e outras entidades externas, com a equipe do Escritório de Ligação da UFMG, o ELO. A proposta, inspirada em algumas das diversas universidades do mundo, é apoiar a consolidação da UFMG como promotora de pesquisa, desenvolvimento e inovação, fomentando o alinhamento entre tecnologias e mercado.