EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Especialista em Levantamento de Pesos, Rafael Almeida apresenta o projeto BH Em Peso

11/04/2023

Belo Horizonte sedia, de 04 a 06 de maio, o projeto BH Em Peso, projeto BH Em Peso, um projeto pioneiro na capital, que apresenta a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Levantamento de Pesos. O evento, uma promoção da Belotur, será realizado no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atletas renomados, profissionais e especialistas de todo o país que apresentarão conteúdos inovadores sobre o esporte de Levantamento de Pesos (LPO) e treinamento esportivo de um modo geral, como Biomecânica e Fisiologia do Exercício.

Idealizado pelo atleta, treinador e professor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte, e especialista em Levantamento de Pesos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o evento é voltado àqueles que desejam se capacitar em uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna e bastante utilizada para preparação física e promoção da qualidade de vida em todo o mundo.

 

Natural de Governador Valadares (MG), 37 anos, Rafael Almeida, Gestor do Centro de treinamento de Levantamento de Pesos LPOFit e  coordenador do Curso de Especialização em Levantamento de Pesos da PUC Minas, considera o esporte um agente transformador. “Promove saúde física e mental, favorece a socialização e molda o caráter. Ensina disciplina, companheirismo, lealdade, resiliência e persistência. Todos esses aspectos contribuem para uma formação cidadã robusta e consistente. Por fim, a principal contribuição do esporte se dá na possibilidade de transformação social, oportunizando vivências que possivelmente não seriam obtidas de outra forma”, observa.

Segundo Rafael, o início de todo processo requer a quebra de uma série de mitos. Com o LPO não é diferente. Por se tratar de um esporte ainda pouco conhecido no Brasil, pensamentos como “isso deve ser muito lesivo”, “isso não é pra pessoas comuns, só pra atletas”, “meu filho não pode fazer isso porque interrompe o crescimento” ou “tenho que fortalecer primeiro porque tenho uma dor aqui ou ali” são bem comuns no primeiro contato.

Porém, a modalidade não só é um dos esportes mais antigos do mundo, como também um dos mais estudados por cientistas do esporte. “Para quem pensa em começar, é um processo como qualquer outro que pode te levar o mais longe que for possível dentro das suas condições. Portanto, a principal dica que eu daria é: experimente. Se permita se apaixonar pelo esporte e conhecer sua melhor versão”, diz Rafael.

Esporte milenar – O Levantamento de Pesos (LPO) é um esporte olímpico praticado há milênios e é uma importante ferramenta de preparação física de atletas de alto rendimento de outras modalidades, como judô, ginástica olímpica e futebol. Não exige altura, peso, idade ou qualquer outra condição especial para iniciar a prática.

 

“Ao contrário do que se imagina, esse é um dos esportes que apresentam menor índice de lesão, 0,0017 para cada 100 horas de prática, comparado ao futebol, em que as chances de se machucar são 350 vezes mais altas. É também uma ferramenta terapêutica importante para tratar certas lesões na coluna, no quadril e nos joelhos. Além disso, o aumento da força, ocasionado pelo treinamento, pode reduzir em mais de 50% a possibilidade de ocorrência de lesões em outras situações, além de aumentar a densidade óssea, fator importante para evitar fraturas e quedas em idosos”, esclarece Rafael Almeida.

 

O LPO consiste em duas provas, o arranco e o arremesso, mas para quem vai começar na modalidade, os exercícios iniciais são feitos com o próprio corpo, bastões e elásticos, até progredir para o levantamento de pesos. “Três aulas semanais com duração de uma hora são suficientes para obter excelentes resultados com qualidade de vida: gasto calórico aumentado, melhora cardiovascular, aumento de força, massa muscular e densidade óssea – por isso é bastante indicado para mulheres na menopausa”, aponta Almeida.

 

Os benefícios são, inclusive, comprovados cientificamente. Um estudo da Universidade Estadual de Iowa (Estados Unidos), publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, constatou que levantar peso por menos de uma hora por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou de derrame cerebral em até 70%.

 

Projeto social – O LPO também tem feito diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Prova disso é o projeto idealizado pelo Professor Rafael Almeida, denominado “Levantando Sonhos”, que impacta jovens das comunidades do Morro do Papagaio, Acaba-Mundo e entornos da zona sul de Belo Horizonte por meio da promoção social, profissional, da saúde e da educação.

 

Realizado no Centro de Treinamento LPOFit (CTLPOFit), por meio da Associação Ciência e Esporte (ACE), o programa social é conduzido atualmente pela treinadora Nelise Antunes, professora de Educação Física e especialista em treinamento esportivo pela UFMG. “O projeto Levantando Sonhos abre novas perspectivas em todos os âmbitos da vida de crianças e adolescentes de baixa renda. Representa uma oportunidade de carreira na qual o futuro atleta poderá usufruir de diversos benefícios, como participação em eventos internacionais, premiações, bolsas atleta (estadual, nacional e internacional) e de estudos, além de incentivos públicos e privados. Tão importante quanto, o projeto contribui para a melhora da saúde física e mental dos participantes, o que reflete na autoestima e nas relações interpessoais”, descreve a professora.

 

Desde sua criação, em outubro de 2020, mais de 20 jovens já passaram pelo “Levantando Sonhos”, e por dois anos consecutivos a equipe foi eleita a melhor do Campeonato Estadual de Levantamento de Pesos, além da conquista de duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional e sete medalhas na competição estadual. “Quatro dos nossos esportistas são medalhistas nacionais e foram contemplados pelo programa bolsa atleta”, ressalva Nelise. Além disso, o atleta Gabriel de Moura, revelação do projeto e medalhista panamericano, tem bolsa internacional no programa bolsa atleta e é estudante do segundo período de Educação Física com bolsa integral. “Tais resultados nos fazem acreditar que nosso projeto segue na direção correta”, ressalta o Professor Rafael.

 

BH Em Peso – Esse ano, com o BH Em Peso de forma presencial, a expectativa é trazer para a capital mineira entusiastas do peso de todo o Brasil. “Esperamos um momento rico de troca de informações e experiências”, destaca Rafael Almeida.

Além da parte esportiva, o evento terá como mestre de cerimônia Raquel Capanema, jornalista e especialista em Mídia Eletrônica, apresentação do artista mineiro Gustavo Andrade e uma programação cultural ampla, com tour pelo complexo gastronômico do Bairro Santa Tereza e almoço nos restaurantes Chopp da Fábrica Pampulha e o tradicional Pinguim, na zona sul de BH.

 

Aula 1 | Rafael Almeida – mestre e doutor em Ciências do Esporte pela UFMG, especialista em Levantamento de Pesos pelo COB, árbitro nacional e treinador medalhista internacional de LPO.

Aula 2 | Rogério Mattos – graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalhou como Auxiliar Técnico da Seleção Nacional de levantamento de Pesos (LPO), com experiência na área de Treinamento Esportivo.

Aula 3 | Valdinar Júnior – graduado em Educação Física (2003), com mestrado em Atividade Física e Esporte (2008) na Faculdade de Educação Física da UnB (FEF-UnB), professor de Educação Física da Polícia Federal, docente na Pós-graduação em Treinamento de Força (FEF- UnB).

Aula 4 | Amanda Ribeiro – formada em Educação Física (bacharel e licenciatura) pelo Centro Universitário UNI-BH e doutoranda em Ciências do Esporte pela UFMG.

Aula 5 | Mariana Pontes – Graduada em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade de Itaúna (UIT/MG) Especialista em Medicina Esportiva pela Universidade Paulista (UNIP/SP).

Aula 6 | Eduardo Saramago – graduação em Engenharia e Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Graduado em Educação Física – UFU. Mestre em Fisiologia – FMRP/SP e doutorando em Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

 

Atleta principal | Gabriel Jesus de Moura – Bicampeão nacional de Levantamento de Pesos (LPO), bicampeão estadual, campeão da Copa Brasil etapa Rio de Janeiro, melhor atleta do Brasil na modalidade, Prata no campeonato sul-americano e Bronze no campeonato panamericano.

 

A capacitação técnico/científica terá como participantes Rogério Mattos, graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalhou como Auxiliar Técnico da Seleção Nacional de levantamento de Pesos(LPO), com experiência na área de Treinamento Esportivo; Valdinar Júnior, graduado em Educação Física (2003), com mestrado em Atividade Física e Esporte (2008) na Faculdade de Educação Física da UnB (FEF-UnB), professor de Educação Física da Polícia Federal, docente na Pós-graduação em Treinamento de Força (FEF- UnB); Amanda Ribeiro, formada em Educação Física pelo Centro Universitário UNI-BH e doutoranda em Ciências do Esporte pela UFMG; Mariana Pontes, formada em Educação Física (bacharel e licenciatura) pelo Centro Universitário UNI-BH, com atuação na área de treinamento de força, com uma caminhada esportiva e competitiva de mais de 20 anos nos esportes de ultra endurance e Eduardo Saramago, graduado em Educação Física – FAEFI/UFU, Mestre em Fisiologia – FMRP/USP, Doutorando em Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte – EEFE/USP, Presidente da Associação Mineira de Levantamentos Básicos – AMLB e atleta da Seleção Brasileira de Powerlifting – CBLB/IPF. Está prevista ainda vivência prática do esporte com Rafael Almeida, participação especial dos atletas da seleção brasileira de LPO e do atleta principal, Gabriel Jesus de Moura, bicampeão nacional de Levantamento de Pesos (LPO), bicampeão estadual, campeão da Copa Brasil etapa Rio de Janeiro, melhor atleta do Brasil na modalidade, Prata no campeonato sul-americano e Bronze no campeonato Panamericano.

 

Curiosidades – O Levantamento de Pesos, popularmente conhecido como LPO, também chamado de halterofilismo, é um esporte praticado há milênios, com disputas entre homens para saber quem era o mais forte. Foram realizadas na Antiguidade em países como Grécia e China.

 Em 1896 o esporte começou a fazer parte dos I Jogos Olímpicos da Era Moderna. Tornou-se modalidade dos Jogos Paraolímpicos em 1964.

A participação feminina é bem mais recente: nos Jogos Paraolímpicos as mulheres competem desde 1996 e, nos convencionais, desde 2000.

O LPO une os principais movimentos humanos, que são agachar, empurrar e puxar, com acréscimo importante de sobrecarga. As técnicas do halterofilismo também podem ser usadas em outras práticas esportivas como, por exemplo o Crossfit, ou mesmo como ferramenta para preparação física.

Serviço:

Projeto BH Em Peso II – Idealizado pelo treinador e professor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte e especialista em Levantamento de Pesos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Data: 04 a 06 de maio

04/05

Conhecendo BH | 19h às 22h

  1. Cerimônia de abertura temática (apresentação de Belo Horizonte) com guia de turismo credenciado.
  2. Tour pelo complexo gastronômico do Bairro Santa Tereza.
  3. O Tour será finalizado no Nicolau Bar da Esquina (Chef Leo Paixão).

05/05

Congresso Brasileiro de Levantamento de Pesos EEFFTO | UFMG

8h às 19h

  1. Cerimônia de Recepção e Credenciamento

Café da manhã típico de Minas Gerais

Apresentação do Artista Mineiro: Gustavo Andrade

 

Capacitação Técnico/ Científica parte 1

Aula 1 | Rafael Almeida

Aula 2 | Rogerio Mattos

Aula 3 | Valdinar Júnior

 

  1. Almoço Restaurante Chopp da Fábrica Pampulha
  2. Capacitação Técnico/ Científica parte 2

Aula 4 | Amanda Ribeiro

Aula 5 | Mariana Pontes

Aula 6 | Eduardo Saramago

 

  1. Entrega de certificados

 

06/05

Workshop prático de Levantamento de Pesos

Rafael Almeida e Gabriel Moura

CTLPOFIT

8h às 14h

  1. Vivência prática do esporte ministrada pelo professor Rafael Almeida com participação especial dos atletas da seleção brasileira de LPO.

 

Serviço:

Inscrições: serão 200 vagas disponíveis presencialmente. Porém, haverá transmissão ao vivo do evento. Serão feitas por meio do Sympla, com percentual reservado a alunos do 1º período da UFMG. Valor avulso do Congresso R$697; Valor avulso do Workshop R$497; Pacote Premium R$997; Congresso Online R$297.

Vendas: 31 99117 3456. Adriana

Redes: @rsvalmeida @bhempeso

 

Link: https://brasilagoraonline.com.br/noticias/2023/04/especialista-em-levantamento-de-pesos-rafael-almeida-apresenta-o-projeto-bh-em-peso/