EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





O esporte como agente transformador

20/04/2023

Diz o ditado popular que se conselho fosse bom não se dava; se vendia. Mas não é bem assim que pensa o atleta e treinador Rafael Almeida quando o assunto é pegar no pesado. “Se permita se apaixonar pelo esporte e conhecer sua melhor versão”, costuma dizer esse valadarense de 37 anos, casado e pai de três filhas, aos iniciantes.

Apaixonado pela profissão, professor universitário, especialista em Levantamento de Pesos (LPO) pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Rafael Almeida tem orgulho de ser praticante de uma modalidade que remonta a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, bastante utilizada para preparação física e promoção da qualidade de vida em todo o mundo. “Promove saúde física e mental, favorece a socialização e molda o caráter. Ensina disciplina, companheirismo, lealdade, resiliência e persistência. Todos esses aspectos contribuem para uma formação cidadã robusta e consistente”, reitera.

Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, o atleta fala um pouco de suas expectativas em relação sobre o LPO, ao BH Em Peso II e a respeito do que considera seu maior projeto social – o “Levantando Sonhos” - iniciativa que tem impactado jovens das comunidades do Morro do Papagaio, Acaba-Mundo e entornos da zona sul de Belo Horizonte.

Belo Horizonte sedia, de 04 a 06 de maio, o projeto BH Em Peso II. Qual a sua expectativa em relação ao evento?

Pioneiro na capital, o BH Em Peso, uma promoção da Belotur, será realizado no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reunindo atletas renomados, profissionais e especialistas de todo o País. Considero o esporte um agente transformador, que promove saúde física e mental, favorece a socialização e molda o caráter. E essa, sem dúvida, será uma oportunidade ímpar para quem deseja se capacitar em uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo.

O que é mito e verdade no LPO?

Por se tratar de um esporte ainda pouco conhecido no Brasil, pensamentos como "isso deve ser muito lesivo", "isso não é para pessoas comuns, só para atletas", "meu filho não pode fazer porque interrompe o crescimento" ou "tenho que fortalecer primeiro porque tenho uma dor aqui ou ali" são bem comuns no primeiro contato. Para quem pensa em começar é um processo como qualquer outro que pode levar você o mais longe que for possível dentro das suas condições. Portanto, a principal dica que eu daria é: experimente.

Quais são outras das particularidades desse esporte?

O LPO é uma importante ferramenta de preparação física de atletas de alto rendimento de outras modalidades, como judô, ginástica olímpica e futebol. Não exige altura, peso, idade ou qualquer outra condição especial. É um dos esportes que apresentam menor índice de lesão, 0,0017 para cada 100 horas de prática, se comparado, por exemplo, ao futebol, em que as chances de se machucar são 350 vezes mais altas. Do ponto de vista terapêutico, é fundamental para tratar certas lesões na coluna, no quadril e nos joelhos. O aumento da força ocasionado pelo treinamento pode reduzir em mais de 50% a possibilidade de ocorrência de lesões em outras situações; sem falar no benefício da densidade óssea, fator relevante para evitar fraturas e quedas em idosos.

O LPO, para você, é muito mais que um esporte. Se traduz, na prática, no projeto Levantando Sonhos. Quais são os resultados efetivos dessa iniciativa de cunho social?

Acredito que a principal contribuição do esporte se dá na possibilidade de transformação social, oportunizando vivências que possivelmente não seriam obtidas de outra forma. Tudo isso depende apenas da força de vontade de cada um. Desde sua criação, em outubro de 2020, mais de 20 jovens já passaram pelo “Levantando Sonhos”. Por dois anos consecutivos a equipe foi eleita a melhor do Campeonato Estadual de Levantamento de Pesos. Quatro dos nossos esportistas são medalhistas nacionais, contemplados pelo programa Bolsa Atleta, como o atleta Gabriel de Moura, revelação do projeto e medalhista pan-americano. Tais resultados nos fazem acreditar que seguimos na direção correta. É o LPO fazendo a diferença na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

https://www.cidadeconecta.com/post/o-esporte-como-agente-transformador