EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Paratletas do CTE-UFMG são ouro e prata na seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – Chile 2023

09/08/2023

Os paratletas de halterofilismo Cristiane Reis e Jean Henrique Pereira Rufino, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, acompanhados pelo técnico Marcelo Matos, retornaram da seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – o Chile 2023 Invitational Competition – com dois pódios e suas marcas fixadas no ranking internacional, aumentando as chances da próxima disputa: o Mundial de Halterofilismo, em Dubai, que acontece de 22 a 30 de agosto.

A primeira medalha veio na quinta, 4 de agosto, com a halterofilista Cristiane Reis, que ganhou prata na categoria até 55Kg, com a marca de 94Kg. Já o halterofilista Jean Rufino garantiu a medalha de ouro para o Brasil, ao erguer 190kg em seu melhor levantamento e se consagrar o vencedor da categoria até 107kg.

Os atletas cumpriram seu papel e ajudaram o Brasil a encerrar a seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago com 16 pódios no total. O país terminou a sua participação com seis ouros, nove pratas e um bronze nos dois dias de disputa do torneio qualificatório.

O treinador da equipe de halterofilismo do CTE-UFMG, Marcelo Matos, comemorou os resultados. “Encerramos esta competição com excelentes resultados. O objetivo era melhorar as marcas visando uma boa colocação no ranking do caminho para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem em novembro”, explica o treinador.

Atletas e treinador seguem para a segunda competição mais importante do ano. “Dia 17, viajamos para SP, onde nos juntamos à Seleção Brasileira e, no dia 18, embarcamos para Dubai, para disputar o Mundial de Halterofilismo, de 22 a 30 de agosto”, disse Marcelo Matos.

Jogos Parapan-Americanos

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a obtenção de medalhas na seletiva não garante a convocação imediata para a competição continental. Segundo os critérios de entrada para os Jogos Parapan-Americanos definidos pelo CPB para a modalidade, serão chamados 20 atletas, de acordo com a posição deles no ranking próprio de acesso à competição.

Em primeiro lugar, serão chamados todos os primeiros colocados do ranking. Em seguida, os segundos colocados, e assim sucessivamente, até serem preenchidas todas as vagas. Há limite de até dois atletas por categoria.

Atletas

Jean Henrique Pereira Rufino é vice-campeão brasileiro 2023, na categoria até 107 kg. Paraplégico, é atleta paralímpico do halterofilismo, treina no CTE-UFMG desde 2019. Ele conseguiu bater seu próprio recorde de 185 kg conquistado em março deste ano, na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, com 195 kg validados, consagrou-se vice-campeão Brasileiro de 2023 ao alcançar o índice para o mundial em Dubai.

A mineira Cristiane Alves Reis é recordista nacional da categoria até 55kg, com a marca de 95kg. A marca anterior pertencia a ela própria, que ergueu 94 kg no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em abril deste ano, no Centro de Treinamento Paralímpico. Ela representa o SADEVI/MG – CTE-UFMG.

Cristiane tem nanismo e iniciou no halterofilismo em 2019. Acumula quatro medalhas de ouro em competições nacionais e estreia em uma competição internacional com a Seleção Brasileira da modalidade.

Esporte paralímpico

No halterofilismo paralímpico, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

Cristiane Reis e Jean Henrique Rufino integram o projeto de esporte paralímpico da UFMG. Coordenado pela professora Andressa de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o projeto faz parte da descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CRPB). O objetivo é potencializar e desenvolver o esporte paralímpico em Minas Gerais.

No Centro de Referência CTE-UFMG, são ofertadas as modalidades de halterofilismo, atletismo, natação e parataekwondo. Mais informações sobre como ser atleta no site cte.ufmg.br/cte/.