EEFFTO - UFMG

Atletas do CTE-UFMG olímpico e paralímpico representam o Brasil em competições mundiais neste final de semana

19/08/2023

A atleta Ana Caroline Miguel da Silva, que treina no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG desde 2014, segue para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo. Convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), representará o país no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto. O Brasil terá um total de 46 atletas, sendo 24 no feminino e 22 no masculino.

Segundo a Confederação, essa é, seguramente, a disputa mais importante do ano, pois trata-se da principal competição de atletismo de 2023, ano que precede os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ana Caroline da Silva é líder nacional nas provas do arremesso de peso e lançamento do martelo e a terceira melhor atleta da história do Brasil no lançamento de martelo. Natural de Contagem, aos 24 anos, a mineira, cuja estreia no Mundial de Atletismo ocorreu há um ano, está entre as melhores no ranking Sul-americano do arremesso do peso. Há quatro anos ela é estudante de Psicologia na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, antes disso, ao disputar o National Junior College Athletic Association (NJCAA), a atleta conseguiu as suas melhores marcas pessoais indoor do peso, com 15,36m do martelete, especialidade disputada apenas em recintos fechados, com 18,28m.

Pelas duas medalhas de ouro foi eleita a melhor atleta de provas de campo da competição. Sua treinadora no Brasil é Roberta Braz de Oliveira, da equipe de arremesso do CTE-UFMG e, nos  Estados Unidos, ela treina com Don Babbit, que orientou o campeão mundial e olímpico Reese Hoffa.

Roberta Braz, que acompanha de perto a trajetória vitoriosa de Ana Caroline, conta quando tudo começou. “Ela iniciou no atletismo em 2014, nas provas de combinadas, já em 2015, foi para a prova do arremesso do peso e, em 2016, veio a primeira medalha de bronze em nacionais sub-18. Em 2017, consagrou-se campeã brasileira sub-20, vice-campeã Sul-americana sub-20 e campeã brasileira sub-23 . Em 2018, foi campeã brasileira sub-20, campeã brasileira universitária e participou do Mundial de Atletismo sub-20, na Finlândia, alcançando a décima colocação. Foi depois dessa boa classificação que surgiu o convite para estudar e treinar nos EUA, onde ela está  desde 2019 e vem evoluindo muito em seus resultados. Em 2021, foi vice-campeã pan-americana júnior e obteve sua melhor marca. Em 2022, fez um arremesso de 18,46m, sendo a terceira melhor marca da história do Brasil”, comemora.

Paralímpico

O jovem atleta de apenas 14 anos Yuri Ângelo Rocha Pinto, do paralímpico, nas modalidades natação e parataekwondo,  representará o Brasil, pela primeira vez,  nos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 (ISF U15 Gymnasiade), de 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro.

Com apenas dois anos de treinamento no CTE-UFMG, Yuri, que também integra a Seleção Brasileira Juvenil de Parataekwondo, foi um dos representantes de Minas Gerais entre os iniciantes da natação nas Paralimpíadas Escolares 2022. Pela classe S9 (para atletas com baixo nível de comprometimento físico-motor), o jovem conquistou cinco medalhas de ouro (50m e 100m livre, 100m costas 100m peito e 200m medley).

A Gymnasiade é a maior competição mundial do desporto escolar. A competição que volta ao Brasil depois de 10 anos, será a maior da história com a confirmação de 22 modalidades, três do paradesporto. Entre elas estão o atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete 3×3, boxe, dança, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, judô paralímpico, esgrima, karatê, natação, paranatação, taekwondo, wrestling, skate, surfe, xadrez, tiro com arco e orientação, voltadas para estudantes-atletas de até 15 anos.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG mantém parcerias que financiam os projetos de Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, que atuam desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.