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"Ser solidário é ver todas as pessoas como um time e se ajudar mutuamente"

01/09/2023

"Me orgulho de desenvolver crianças e jovens no esporte", destacou a ex-atleta do Minas Tênis Clube e atual
professora da UFMG Ivana Montandon. Há quase 30 anos, Ivana trocou as medalhas por dedicar a vida a
uma universidade pública. Ela passa o tempo ensinando e pesquisando temas como pedagogia do esporte,
inclusão social e qualidade de vida. Além disso, em especial, Ivana passa o tempo a formar, por meio do
projeto de extensão gratuito "Ginástica Artística", crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
socioeconômica. O que aprendeu no Minas, quando atleta, e na UFMG, enquanto estudante, Ivana agora
devolve à sociedade, usando o esporte como ferramenta de promoção do protagonismo social.


A história de Ivana com o Minas vem da infância e é de família: o pai, Dario Soares, além de jogador de
futebol, foi atleta do Clube, nos saltos ornamentais, enquanto os filhos Gabriel Montandon Aleixo é ex-atleta
de basquete e Lucas Montandon Aleixo é ex-atleta de futsal. A vivência com o esporte e com o Minas desde
cedo fez Ivana acreditar na conexão entre esporte e solidariedade. Nesta entrevista, ela fala sobre presente e
passado, e de um futuro melhor a todas as pessoas.


Como a solidariedade se conecta à pratica esportiva?
O esporte é um fenômeno sociocultural de múltiplas possibilidades, sendo útil ao processo formativo de
adolescentes e jovens. Os benefícios dele têm ultrapassado o limite do bem-estar físico, pois promove o
desenvolvimento integral dos sujeitos. As práticas esportivas ensinam, acima de tudo, que bons resultados
aparecem no trabalho em equipe e na função de esforços em prol de um objetivo comum. O dicionário define
"solidariedade" como um sentimento de identificação com os problemas dos outros. A prática esportiva, pelos
olhos da solidariedade, leva as pessoas a se ajudarem mutuamente, como um time que trabalha junto. Por
meio do esporte, as pessoas passam a aprender e a propagar valores importantes para a formação do ser
humano, como respeito às diferenças, solidariedade, cooperação e empatia.


De que forma a educação física promove igualdade social?
Precisamos esclarecer: a igualdade social é considerada dentro de um contexto em que as pessoas se
beneficiam dos mesmos direitos e das mesmas oportunidades. Todas com direito ao trabalho, à educação de
qualidade e à saúde. Ela é baseada na ideia de que nenhuma pessoa deve ser prejudicada devido a alguma
condição, origem, crença, convicção ou qualquer motivo semelhante. Assim, a Educação Física, de acordo
com as atividades e formação, consegue preparar as pessoas sem se preocupar com as desigualdades, sem
seguir estereótipos de gênero, raça ou etnia. As atividades esportivas são desenvolvidas de forma a servirem
como um instrumento educativo. Sabemos que a educação é essencial para a formação do cidadão e para a
transformação da sociedade. A Educação Física, como um processo educacional, usa o movimento para
educar as pessoas com atitudes que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar.


É possível promover o protagonismo social por meio do assistencialismo?
O assistencialismo não promove a inserção na sociedade e cria, cada vez mais, a subserviência. Além disso,
o assistencialismo baseado na caridade também não funciona, então, precisamos de programas para as
populações a fim de torná-las protagonistas de histórias autônomas em relação às escolhas futuras. O
esporte, de maneira geral, tem sido uma importante ferramenta nas relações de projetos esportivos com
cunho de inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades do tipo ajudam no
crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina
e do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.


Qual conselho daria a quem nos lê agora e deseja começar a se envolver com projetos sociais?
O Minas Tênis Clube é apontado como a principal força do esporte especializado em Minas Gerais e é uma
85referência nacional para a formação de atletas e para a revelação de talentos. O esporte de alto rendimento
ainda possui maior visibilidade, mas, a partir dele, podemos pensar e fazer intervenções sociais esportivas,
que podem ser consideradas uma ferramenta eficiente, contribuindo para o desenvolvimento de forma geral.
As campanhas de voluntariado são uma das maneiras mais tradicionais de dar um retorno à comunidade.
Acompanho, pelas redes sociais e pela Revista, reportagens que mostram como o Minas pratica a
responsabilidade social e contribui para a melhoria da qualidade de vida também da comunidade do entorno,
há muito tempo. O programa Minas Tênis Solidário, por exemplo, desenvolve campanhas regulares,
promovendo e se preocupando com a conscientização dos associados. A educação, a divulgação e o
engajamento das pessoas são importantes para uma participação maior, para procurar entender os fatores
que funcionam como facilitadores a fim de se criar uma "cultura de participação" da comunidade, para o
envolvimento da comunidade com o programa Minas Tênis Solidário. Um passo é identificar qual projeto do
Minas mais te toca, depois buscar as informações e, assim, ver como é gratificante entender que é possível
ajudar a toda uma comunidade a ter esperança de dias melhores.