EEFFTO - UFMG

Professores são homenageados por estudantes na Semana do Conhecimento

25/10/2023

Oito professores foram homenageados por estudantes de graduação e de pós-graduação no evento Docência: sucessos do ofício, realizado na tarde desta terça-feira, dia 24. Promovida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a ação teve início em 2010 e já passou por várias atualizações. Desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino e é a primeira vez que integra a programação da Semana do Conhecimento.

Estiveram presentes, na mesa de abertura, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Batista Pinto Flores, e a diretora de Inovação e Metodologia de Ensino, Bréscia Nonato.

Alessandro Fernandes abriu o evento argumentando que fazia todo sentido realizar o evento durante a Semana do Conhecimento, por ser um momento que a Universidade se mobiliza e apresenta seus projetos em todas as áreas: ensino, pesquisa e extensão, inovação, cultura, arte e eventos associados aos servidores técnicos-administrativos.

“O Sucessos do ofício é uma ação da Prograd que articula dois eixos do ensino de graduação, a valorização da docência e o protagonismo estudantil. É uma homenagem que humaniza a docência universitária e nos contagia”, afirmou o pró-reitor Bruno Teixeira. Ele destacou que, nesta edição, quatro dos oito professores homenageados são lotados em unidades acadêmicas diferentes daquelas que sediam os cursos de graduação em que estão matriculados os estudantes que submeteram o relato em resposta à chamada do evento. "Tal reconhecimento desconstrói a lógica cartesiana de organização da Universidade e reforça a relevância da construção contínua de estruturas curriculares mais transversais para os cursos de graduação", argumentou.

Conexão
A Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino, Bréscia Nonato, fez um histórico da ação e explicou que a homenagem foi realizada em outubro por marcar o Dia do Professor. Além disso, a escolha da Semana do Conhecimento como palco da homenagem destaca a conexão entre docência e discência. Segundo ela, o protagonismo estudantil perpassou toda a organização.  “Estudantes de diversos cursos se fizeram presentes: desde o processo de planejamento da nova edição, à produção dos troféus por meio de impressão 3D, passando pela elaboração da chamada pública, dos critérios de seleção e avaliação. Foi um trabalho multidisciplinar”, resumiu.

Foram submetidos 21 relatos, escritos por ao menos três estudantes que compartilhassem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Comissão formada por servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG selecionou oito histórias, com base nos elementos que constavam no formulário de inscrição.

Por meio de um breve vídeo foram destacados os aspectos centrais dos relatos enviados pelos estudantes. Em todos eles, percebe-se a noção de reconhecimento como eixo dos depoimentos, que enfatizaram aspectos da relação pedagógica, dentro e fora da sala de aula, do acolhimento e compromisso dos docentes com a construção e disseminação do conhecimento nos cursos de graduação da UFMG.

“Sabemos que há muitos outros docentes que são sucesso em seu ofício, e nosso desejo é que cada vez mais estudantes relatem as características pedagógicas que alicerçam a prática de um bom professor", conta Bréscia.

Heli Sabino de Oliveira, da Faculdade de Educação (FaE)
Autoras do relato: Eloiza Lagaris de Paula Ribeiro (mestrado em Educação), Júlia Teresa Vieira Leite (Licenciatura em História) e Maria Olívia Patriota Floriano (Licenciatura em Ciências Sociais)

Lígia de Loiola Cisneros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)
Autores do relato: Nádia Arantes Betancourt Rosa (Fisioterapia), Humberto Oliveira e Silva (Fisioterapia) e Isabella Piassi Dias dos Santos (Medicina)