EEFFTO - UFMG

Seis atletas do CTE vão competir no Parapan 2023

17/11/2023

Seis atletas do CTE vão competir no Parapan 2023

Grupo da UFMG que está no Chile também conta com o treinador do halterofilismo, Marcelo Matos

Publicado em 17/11/2023

Entre os 324 atletas de 17 modalidades convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil no Parapan 2023, em Santiago, no Chile, seis treinam regularmente no Centro Esportivo Universitário (CTE) da UFMG nas modalidades de atletismo, taekwondo e halterofilismo. A delegação também conta o treinador de halterofilismo, Marcelo Danilo Matos dos Santos. Os VII Jogos Parapan-Americanos começam nesta sexta-feira, dia 17, e prosseguem até 26 de novembro.

No atletismo paralímpico, a UFMG é representada por Izabela Silva Campos. As atletas Mirian Aparecida Pio, Larissa Lohane Lopes Alves e Ana Carolina Moura vão competir no Parataekwondo, enquanto Cristiane Alves Reis e André Luiz Paz integram a equipe de halterofilismo juntamente com o treinador Marcelo Matos.

Esta é a segunda edição do Parapan que reúne integrantes do Projeto Paralímpico do CTE. Em Lima, Peru, em 2019, dois representantes da equipe do CTE marcaram presença: a atleta Izabela Silva Campos e a coordenadora do projeto, professora Andressa Silva, que atuou no âmbito da fisioterapia esportiva.

Além de se pepararem física e taticamente no CTE, os atletas contam com suporte fisioterápico, psicológico, nutricional, da terapia ocupacional e da equipe de enfermagem. Antes do Parapan, os atletas participaram de outas competições preparatórias. Ana Carolina, por exemplo, esteve, neste ano, no Grand Prix e no Mundial de Parataekwondo. O treinador Matos avalia que a equipe está bem preparada. “Estamos vindo de uma sequência de competições nacionais e internacionais com ótimos resultados”, afirma.

A competição é uma prévia da Paralimpíada 2024, que ocorrerá em Paris. Segundo Marcelo Matos, o Parapan pode ser considerado uma miniparalimpíadas, porque é disputado por atletas que possivelmente estarão nos jogos paralímpicos e que participaram de outras competições internacionais neste ano.

Projeto Paralímpico
Desenvolvido desde 2019, o Projeto Esporte Paralímpico do CTE de Alto Rendimento é coordenado pela professora Andressa de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). As atividades são realizadas em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte. A iniciativa, que atende 110 atletas com deficiência, é executada por 10 professores da EEFFTO, 20 discentes da graduação e 12 dos cursos de pós-graduação.

Sabrina Garcia | Assessoria de Comunicação da EEFFTO

Link: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/seis-atletas-do-cte-ufmg-vao-competir-no-parapan-2023