EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas da UFMG representam o Brasil no Parapan 2023

20/11/2023

Atletas da UFMG representam o Brasil no Parapan 2023

Evento paradesportivo começa nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 26; país é líder do quadro de medalhas das últimas quatro edições

Reportagem publicada em 17/11/2023.

 

Seis atletas que realizam seus treinamentos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG) foram convocados para representar o Brasil nos Jogos Parapan 2023, em Santiago. O evento multiesportivo começa nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 26. O Brasil foi líder do quadro de medalhas nas últimas quatro edições.

No atletismo paralímpico, a UFMG será representada por Izabela Silva Campos. As atletas Mirian Aparecida Pio, Larissa Lohane Lopes Alves e Ana Carolina Moura vão competir no Parataekwondo, e já Cristiane Alves Reis e André Luiz Paz integram a equipe de levantamento de peso. O treinador dessa modalidade, Marcelo Matos, também foi convocado para se juntar à delegação no Chile.

Esta será a segunda vez que atletas da UFMG brigarão por medalhas no Parapan. Em Lima 2019, foram duas representantes, sendo uma atleta e uma fisioterapeuta.

Treinamentos no CTE

E a relação com o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG vai muito além dos treinamentos físicos e táticos. Os atletas também contam com suporte fisioterápico, psicológico, nutricional, da terapia ocupacional e da equipe de enfermagem do projeto. Antes do Parapan, os atletas participaram de outas competições preparatórias. Ana Carolina, por exemplo, esteve no Grand Prix e no Mundial de Parataekwondo.

O treinador Marcelo Matos comentou sobre a preparação da equipe e afirmou que os esportistas estão prontos para o desafio. “Estamos vindo de uma sequência de competições nacionais e internacionais com ótimos resultados”, afirma.

 

Link: https://www.otempo.com.br/sports/especializados/atletas-da-ufmg-representam-o-brasil-no-parapan-2023-
1.3276723