EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupo Sarandeiros da UFMG apresenta espetáculo Alumiar: bois a encantar

19/01/2024

O Sarandeiros, grupo de dança popular e folclórica vinculado à UFMG, estreia a temporada de 2024 com o espetáculo Alumiar: bois a encantar. A apresentação acontecerá no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, nos dias 25 e 26 de janeiro, a partir das 20h, como parte da programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança. Os ingressos para a sessão do dia 25 podem ser adquiridos antecipadamente com preço especial, no valor de R$25,00. As entradas para a exibição do dia 26 de janeiro já estão esgotadas.

A representação teatralizada coloca em diálogo as diferentes manifestações da figura do boi na cultura brasileira. Seja o Boi Bumbá do Amazonas, o Bumba-meu-Boi, do Maranhão ou o Boi de Reis de Minas Gerais, Alumiar: bois a encantar, mostra que as lendas em torno dessa figura emblemática do folclore se assemelham, ainda que a dramatização, as cores, as danças, as músicas e os personagens mudem a cada região o país. 

O auto é dirigido pelo professor Gustavo Cortês, docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e conta com a direção artística de Petrônio Alves e direção musical de Tatá Sympa.

A exibição conta com a participação de 60 dançarinos que executarão 12 coreografias. Haverá também a participação de cinco músicos que executarão ao vivo as músicas que integram a apresentação, como Acalanto, de Dorival Caymmi, e aquelas dos agrupamentos Garantido e Caprichoso, de Parintins.

Sarandeiros

Criado em 1980 pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, na EEFFTO, o projeto tem referência na diversidade de ritmos do Brasil, visando ao ensino, à produção de conhecimento e à extensão nessa área. O projeto passou a ser coordenado pelo professor Gustavo Côrtes, atual diretor da EEFFTO, em 1997. O grupo é destaque no exterior: já realizou 16 turnês fora do país nos últimos 26 anos e, em 2014, recebeu o prêmio inédito para o Brasil de Melhor Grupo no Festival Mundial de Culturas realizado no Canadá. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo são marcados pelas trocas interdisciplinares e pela valorização da cultura brasileira. Além disso, o projeto também atua na promoção da saúde e da qualidade de vida para idosos através do projeto Sarandosos.

Serviço: Grupo Sarandeiros - Alumiar: bois a encantar
Data: 25 e 26 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244 / 5º andar - Lourdes)
Classificação: livre
Ingressos disponíveis em: https://www.vaaoteatromg.com.br/detalhe-peca/belo-horizonte/alumiar-bois-a-encantar

Foto: Gilmara Santos e Luiz Maia