EEFFTO - UFMG

Delegação britânica faz penúltimo treino e começa a se despedir de BH

23/03/2016

Aos poucos, os britânicos começam a se despedir de Belo Horizonte, local em que há um ano e meio, eles realizam treinos de várias modalidades para ir se acostumando com o clima do Brasil e como forma de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na manhã desta terça-feira, a delegação britânica de atletismo paralímpico realizou um treino aberto no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a penúltima visita dos atletas à capital mineira antes das Olimpíadas e das Paralimpíadas.

Estiveram na pista apenas duas atletas, com previsão de outros treinos para a parte da tarde. Pela manhã, puderam ser acompanhadas partes das atividades do Wheelchair racer (bicicletas adaptadas). Estiveram na pista a bicampeã olímpica Hannah Cockroft, que ganhou os dois ouros nas Paralimpíadas de Londres, em 2012 e a jovem atleta Samantha Kinghorn, que ainda busca a sua classificação para os Jogos. Ela que participará das seletivas em julho, foi bronze no mundial da categoria no último mês.

O período de estadia por aqui está sendo considerado mais do que satisfatório pelo ingleses, que acreditam que escolheram o lugar certo para se preparar da melhor maneira possível para as maiores competições esportivas do planeta.

“Está sendo fundamental a vinda dos atletas para cá. Escolhemos Belo Horizonte porque é importante criar um ambiente de tranquilidade, longe dos holofotes, longe da imprensa, da família e de amigos, para que os atletas relaxem e foquem nos treinamentos”, declara a gerente de projetos dos atletas paralímpicos em Belo Horizonte, Liz Mendell.

A estrutura oferecida pelos locais de treinamento e pela cidade como um todo também agradaram muito aos britânicos na hora de escolher a sede da aclimatação para os Jogos.

“A delegação é composta por atletas de muitas habilidades, que tem necessidades diferentes, e não é todo lugar que você encontra essa acessibilidade. Por isso, está sendo muito importante esse trabalho de um ano e meio aqui em Belo Horizonte. O que também achamos importante foi a flexibilidade e disposição dos hotéis de modificar a sua estrutura para acomodar esses para-atletas,  que é um importante trabalho de sensibilização no movimento paralímpico”, completa Liz.

A atleta Samantha Kinghorn, que ainda busca o índice para participar de seus primeiros Jogos Paralímpicos, se disse impressionada com as instalações das quais eles estão podendo usufruir. “O centro de treinamento é excelente, em todos os lugares que eu fui: a piscina, a pista que é muito rápida. Estamos muito felizes por estarmos aqui”, disse.

Conforme o cônsul geral do Reino Unido em Belo Horizonte, Thomas Nemes, os britânicos virão apenas mais uma vez à capital mineira para realizar treinamentos, fato que ocorrerá em abril. “Em abril, temos a previsão da vinda da equipe de tiro, e possivelmente de mais uma equipe (a ser definida). A partir de então, os treinamentos e os eventos-testes aqui se concluem. Em seguida, é alinhar os detalhes finais para as Olimpíadas e para as Paralimpíadas”, informa.