EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Centro da UFMG terá Meeting de Atletismo e dará vaga para a Rio 2016

23/03/2016

 

Aos poucos, a pista de atletismo do Centro de Treinamentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começa a receber grandes competidores. Depois de treinos da equipe britânica e de torneios menores, o local está sendo preparado para receber um Meeting de Atletismo, no dia 30 de abril, valendo vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conforme relata o professor do departamento de Educação Física e coordenador de atletismo do CTE, Leszek Szmuchrowski.

“Será a terceira edição desse Meeting de Atletismo. Os dois anteriores tinham uma dimensão mais local, até por conta da infraestrutura. À época, não tínhamos essa estrutura aqui do prédio, dos vestiários, os banheiros e tudo que nós temos hoje. E neste ano, pelas estruturas que temos e pelas circunstâncias da realização jogos Olímpicos, os atletas poderão obter índices para os Jogos”, revela.

O evento contará com a disputa das principais provas do atletismo e será realizado em um único dia. “Teremos as competições de salto em altura, salto triplo, corridas com barreiras, salto com vara. Vamos ter muitas provas. Mas não será um evento com todas as provas porque pretendemos fazer em um dia só. Um evento com todas as provas exigem uns três ou quatro dias de competições em dois períodos”, relata.

Apesar do centro de excelência da UFMG, o professor luta para para que o local receba algumas obras complementares para sediar grandes competições do esporte nacional, como uma das etapas do Troféu Brasil de Atletismo.

“Esta pista tem certificado internacional, mas tem uma coisa que falta, que é um centro de lançamentos. Teoricamente, existe um setor de lançamento, que tem até a gaiola oficial para o martelo. Mas a grama onde esse martelo seria arremessado é especial, onde ficam o processo de irrigação e de drenagem, que são bem sofisticados. O martelo, principalmente no masculino, quando cai faz uma cratera funda, que pode chegar até a drenagem. E o Troféu Brasil, por exemplo, exige um leque completo das provas, incluindo o martelo”, afirma.

Leszek Szmuchrowski disse ainda que existe um espaço para que seja construído um local para o arremesso do martelo. Ainda não há previsão de quando isso será feito