O Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA - foi fundado no final dos anos 1990 pelo prof. Pablo Juan Greco. Na sua gênese, o laboratório emergiu como primeiro centro de produção de conhecimento no Brasil especificamente destinado à investigação de processos metodológicos no ensino-treinamento dos jogos esportivos. O laboratório também apresentou-se nos anos iniciais como pioneiro na recolha de dados e análise de desempenho nos esportes coletivos. A ponte entre ensino dos esportes e análise de desempenho gerou a produção de diversas dissertações, teses e testes para avaliação do processo pedagógico em jogos esportivos. Atualmente, o laboratório conta com a participação emérita do seu fundador Pablo Juan Greco, com a coordenação geral do prof. Gibson Moreira Praça e com a participação dos professores Juan Carlos Pérez Morales e Sarah da Glória Teles Bredt. São desenvolvidos estudos em diferentes esportes coletivos com temas como: treinamento com pequenos jogos, análise de desempenho, treinamento da coordenação motora, modelos e métodos de ensino dos esportes, validação de instrumentos, entre outros temas.
Coordenadores: Gibson Moreira Praça e Sarah da Glória Teles Bredt
Site: https://ufmgceca.wixsite.com/ceca
Instagram: https://www.instagram.com/cecaufmg/
O CEPE – Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – foi criado em 1999, com o objetivo principal de desenvolver pesquisas científicas nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Medicina Esportiva, Psicobiologia do Esporte e Nutrição Esportiva.
Sob Coordenação do Prof. Dr. Marco Tulio de Mello e pelo Prof. Dr. Sergio Tufik, o Centro também atua com a avaliação de atletas de modalidades esportivas olímpicas e paraolímpicas e a realização de pesquisa clínicas e acadêmicas.
Vinculado à AFIP – Associação Fundo de Incentivo a Psicofarmacologia - o CEPE conta com uma excelente infra-estrutura, equipamentos de ponta para a realização de pesquisas e profissionais especializados, sendo considerado um dos maiores laboratórios nas áreas de fisiologia do exercício, nutrição, composição corporal, treinamento físico e fisioterapia da Exercício da América Latina.
O CEPE possui parcerias com diversos pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento em conjunto de protocolos de pesquisa. Todos os protocolos de pesquisa desenvolvidos pelo CEPE, na área acadêmica são realizados sem nenhum custo financeiro para o voluntário envolvido no projeto e conta com o apoio de diversas agencias de fomento a pesquisa como a FAPESP e o CNPq.
Como resultado dos estudos já realizados no CEPE, o mesmo tem um rol de publicações científicas que incluem livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Coordenação: Andressa Silva
Contato: https://www.facebook.com/psicobiologiaeexerciciofisicoufmg/?
Criado em 2001, o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer tem o propósito de recuperar, preservar, divulgar e pesquisar documentos históricos do curso de Educação Física, articulando ações de extensão, de pesquisa, de ensino e de formação docente. Seu acervo diversificado assume características de biblioteca, de museu e de arquivo, incluindo livros, revistas, jornais, filmes, fotografias, manuais, diários, manuscritos, anotações de aulas, artefatos esportivos, arquivos pessoais, dentre outros.
O CEMEF promove seu Seminário Acadêmico a cada dois anos, realiza exposições e ações educativas, estando aberto a visitas de escolas de educação básica e da comunidade. Está registrado no Diretório de Grupos do CNPq com 3 linhas de investigação (História da Educação do Corpo; História da Educação Física Escolar; História dos Esportes e das Práticas Corporais). Sua sede própria foi inaugurada em 2011, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. As ações do CEMEF tem sido financiadas pelo Ministério do Eeporte, Fapemig, Finep e CNPq.
Coordenadoras: Meily Assbu Linhales e Maria Cristina Rosa
Telefone: 3409-2396
Contato: cemefufmg@gmail.com
Site: www.ufmg.br/rededemuseus/cemef.htm
O Laboratório de Cinesioterapia do curso de Terapia Ocupacional é usado somente para aulas práticas de algumas disciplinas.
Nas aulas práticas são realizados testes sensoriais, testes para medir a amplitude de movimento articular e testes para avaliar a função muscular.
Coordenadora: Gisele Beatriz de Oliveira Alves
Telefone: 3409-4790
Contato: giseleal@eeffto.ufmg.br
O campo de estudos de Aprendizagem Motora e de Desenvolvimento Motor sempre foi uma preocupação no Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES). As próprias disciplinas do curso de graduação foram implantadas a partir de iniciativa do Laboratório. Assim, o Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) tem seu ponto de partida dentro do LAPES. O GEDAM foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Educação Física da então Escola de Educação Física (atualmente Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG em 1994. Em 2001, o grupo inicia os projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação na área de Aprendizagem Motora na linha “Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras”. Além desta, outras linhas vem sendo desenvolvidas, como a "Adaptação motora" e "Análise de padrões fundamentais de movimento".
Coordenador: Herbert Ugrinowitsch
Telefones: 3409-2393 e 3409-2394
Contatos: herbertugri@yahoo.com.br
Site: www.gedam.com.br
Publicações:
Revista Pesquisa em Comportamento Motor (Motor Behavior Research)
Sala 1113: AIVD
É utilizado para atividades de vivência prática da disciplina Atividades de Vida Diária e atendimento clínico complementar ao LAIS. Os laboratórios podem ser usados para coleta de dados de pesquisa, reunião de grupos de pesquisa e alimentação de banco de dados (atividades de pesquisa relacionadas aos projetos em desenvolvimento no Mestrado em Estudos da Ocupação). Realização de atividades de pesquisa, vinculadas ao Mestrado em Estudos da Ocupação, que envolvem coleta e análise de dados, bem como reuniões do grupo de pesquisa. A partir do retorno as atividades presenciais, serão desenvolvidas atividades de ensino e extensão relacionadas a Liga Acadêmica em NeuroOcupação.
Lotação: 10 pessoas
Os equipamentos destes dois laboratórios permitem a avaliação de uma enorme variedade de parâmetros relacionados à função neuromuscular, postura, equilíbrio dinâmico e análise do movimento humano. Os equipamentos são utilizados tanto na pesquisa, quanto no ensino clínico e também na prestação de serviços à comunidade, beneficiando desde os indivíduos severamente incapacitados até atletas de elite. Este laboratório conta com os seguintes equipamentos:
• Dinamômetro isocinético Biodex System 3 Pro;
• Dinamômetro manual;
• Neurocom Balance Master Rehabilitation System;
• GaitRite;
• Sistemas de eletromiógrafos sem fio: Biopac System e MEGA 6000;
• Sistemas de análise de movimento:
• Sistema de células fotoelétricas
• Câmeras de vídeo digital;
• Plataformas de força AMTI OR6-7 (n=3)
• Esteira Instrumentada Bertec
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=FeUEpEabdwo&list=WL&index=8&t=4s
Linhas de pesquisa do laboratório:
1)Desempenho Motor e Funcional Humano
2)Saúde e Reabilitação do Idoso
3)Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil
4)Comportamento Motor e Envelhecimento
Coordenadores: Thales Resende de Souza / Sérgio Teixeira da Fonseca
Telefone: 3409-2194
Contato: thalesrsouza@gmail.com / sergioteixeirafonseca@gmail.com
Email do Laboratório: lam@eeffto.ufmg.br
Sala 1109: Laboratório de AVD
AVD - Atividades de vida diária
É utilizado para atividades de vivência prática da disciplina Atividades de Vida Diária e atendimento clínico complementar ao LAIS. É utilizado para coleta de dados de pesquisa, reunião de grupos de pesquisa e alimentação de banco de dados (atividades de pesquisa relacionadas aos projetos em desenvolvimento no Mestrado em Estudos da Ocupação).
Laboratório que simula atividades de vida diária, contando com 3 espaços: cozinha, banheiro e quarto. Vários objetos, itens e materiais adaptados para pessoas com alguma limitação. Conta com: geladeira, fogão, pia, mesa de 4 cadeiras, armários, guarda-roupas, cama, cadeiras de rodas, pia para banheiro, etc.
Lotação: 12 pessoas
O Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Desempenho Cardiorrespiratório (LabCare) da UFMG tem um área física de 65 m2. Está localizado no primeiro andar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, sala 1104. No LabCare é possível avaliar diversos parâmetros respiratórios e/ou cardiovasculares de indivíduos de diversas faixas etárias, em repouso e/ou durante exercício.
Neste laboratório estão sendo desenvolvidos projetos relacionados à análise de parâmetros ventilatórios e metabólicos de populações específicas, assim como avaliação de procedimentos e recursos terapêuticos fisioterápicos, como, por exemplo, programas de condicionamento cardiorrespiratório, de reabilitação pulmonar, de condicionamento específico da musculatura respiratória, de técnicas de reexpansão pulmonar e de ventilação não invasiva.
Atualmente, tem sido desenvolvidos projetos com indivíduos saudáveis ou populações apresentando disfunções tais como: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença de Parkinson ou pacientes pós-acidente vascular encefálico. O LabCare tem a climatização necessária para a realização de testes onde é necessário o controle de temperatura do ambiente.
Abaixo estão listados os equipamentos permanentes utilizados no processo de investigação:
Além disto estão disponíveis recursos instrumentais utilizados durante intervenções da fisioterapia cardiorrespiratória, tais como: Sistemas de desobstrução brônquica por oscilação positiva (Shaker, Flutter e Acapella); dispositivos de pressão positiva expiratória - EPAP, utilizados para terapia de manutenção de pressão positiva nas vias aéreas na fase expiratória; nebulizadores ultrasônicos, espirômetros de Incentivo - Coach Adulto e infantil, Triflo II e Voldyne.
Coordenação: Danielle Aparecida Gomes Pereira
Telefone: 3409-4777
Contato: danielleufmg@gmail.com
A Biomecânica, ciência que descreve e explica movimentos de sistemas biológicos utilizando termos, princípios e leis da mecânica, é uma disciplina científica importante na Educação Física/Ciência do Esporte, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e nas Ciências Biológicas. Os objetivos principais da Biomecânica são a análise do desempenho humano e estudo da carga mecânica para reduzir do risco de lesões. Além disso, ela analisa a morfometria do ser humano e de animais com o objetivo da análise de aptidão para diferentes tarefas e exigências motoras e o desenvolvimento de modelos mecânicos do corpo humano e animal.
A comunidade científica da Biomecânica é representada internacionalmente pela International Society of Biomechanics (ISB) e International Society of Biomechanics of Sports (ISBS) que regularmente promove congressos internacionais. Em nível nacional foi criada em 1992 a Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Além disso, a SBB edita o Brazilian Journal of Biomechanics, periódico específico de divulgação dos trabalhos científicos no Brasil.
A UFMG é um dos polos da Biomecânica no país. Em 2003 foi realizado o X Congresso Brasileiro de Biomecânica com 500 participantes, sendo que de 2003 até 2005 o Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica foi o Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel. Em 2007 foi realizado o XXV Simposium on Biomechanics of Sports da ISBS na cidade de Ouro Preto sob a presidência do Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel, evento realizado pela primeira vez na América Latina.
Devido à importância deste conhecimento para o entendimento de uma perspectiva do movimento humano, diversos laboratórios e centros de pesquisas foram criados. O Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) foi implementado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) no início do ano 2000, desde então sob a coordenação do Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel, recebeu suas instalações físicas e equipamentos científicos através do financiamento do então existente Instituto do Desenvolvimento do Esporte (INDESP) ligado ao Ministério do Esporte do Governo Federal. Os equipamentos adquiridos para a implementação do Biolab foram destinados, em primeiro momento, para aplicações no monitoramento científico do treinamento de alto nível