COSTA, Luciana Assis (Org.) et al. Políticas de esporte e lazer: reflexões teóricas e repercussões práticas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2023. ePub.
SANTOS, Flávia da Cruz (Org.). Programa de Educação Tutorial (PET): educação física e lazer da UFMG: 20 anos de contribuição à formação. 1. ed. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2024
Acesse aqui.
Referência: Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais. Ficha de observação da criança Helena Antipoff (recurso eletrônico): manual do usuário. BeloHorizonte: EEFFTO/UFMG, 2024.
Acesse aqui.
DEBORTOLI, J. A. O., Faria, E. L., de Assis, S. C., & Sousa, G. (Eds.). (2022). Entre saberes, encantos, festas e lutas: práticas de lazer nas encruzilhadas do cotidiano (1ª ed.). Campinas, SP: Mercado de Letras
DIAS, Cleber Augusto Gonçalves; RAMOS, Danilo da Silva; PESSOA, Vitor Lucas de Faria (Orgs.). História do lazer e desenvolvimento regional: contribuições do Grupo de Pesquisa sobre a História do Lazer (HISLA/UFMG). Belo Horizonte: Sarerê, 2024.
Acesse o livro clicando aqui.
Referência: Almeida Júnior, A. S. de, Gariglio, J. Â., & Côrtes, G. P. (Orgs.). (2023). Educação física escolar e formação continuada de professores(as): a experiência do PROEF/UFMG [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Incipt.
Confira aqui.
Referência
RAMOS, Danilo da Silva; FORTES, Rafael. BELA: Blog Estudos do Lazer - Coletânea de textos (2020-2021). Atena Editora (Online), 2023.
Referência
DIAS, Cleber; RAMOS, Danilo da Silva; PESSOA, Vitor Lucas de Faria. Histórias do lazer no Brasil (1877-1956). Atena Editora (Online), 2023.
Referência
SILVA, Silvio Ricardo da; NICÁCIO, Luiz Gustavo; ABRANTES, Felipe Vinícius de Paula. GEFuT: Contribuições para o campo. Atena Editora (Online), 2023.
Referência
PERINOTTO, André Riani Costa; GOMES, Christianne Luce. Lazer, Turismo, Audiovisual. Mercado das Letras (Online), 2022.
Livros Publicados
Livros Publicados
Os textos que compõem esta publicação se originam de uma história de encontros proporcionados pelo Núcleo de Estudos sobre aprendizagem na Prática Social, que, ao longo de mais de uma década, vem estabelecendo diálogo entre os campos da Educação, dos Estudos do Lazer, da Antropologia e das Artes. Abraçamos experiências de pesquisa e aprendizagem que convidam ao conhecimento como horizonte de expressão nas práticas sociais e culturais, criativas, de resistência e de luta; nos saberes de gentes que nos convidam a aprender outros sentidos para pensar a educação, a escola e os contextos educativos sob princípios outros, como “ecologias” e “economias” que interpelam relações mais coletivas, cuidadosas, colaborativas, identificadas aos diversos Movimentos Sociais que articulam formas não patriarcais, não extrativistas, antirracistas, anticolonialistas de existir. Assinalamos modos de ser e habitar o mundo como compartilhamento de situações práticas e de experiências culturais, de maneira que, nas respostas aos desafios da vida, abrem-se possibilidades de acesso, aprendizagem, consciência, modos de festejar, encantar, existir e reexistir. Propomos uma abertura para diálogos, movimentos, sonhos, saberes, lutas, encantamentos... modos de vida !!!
Sobre os organizadores(as)
Eliene Lopes Faria é professora de educação física do Colégio Técnico da UFMG, doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG e professora do programa de pós-graduação (mestrado profissional Educação e Docência – Promestre) da Faculdade de Educação da UFMG. Tem como interesse de pesquisa os temas educação, cultura e aprendizagem.
Genesco Alves de Sousa é integrante do Nzo Atim Kitalodé. Professor na Escola de Design/ UEMG. Coordenador do Centro de Estudos em Design da Imagem (ED/UEMG). Doutor em Estudos do Lazer (EEFFTO/UFMG). Mestre em Letras (UESC/FAPESB). Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais (UESC). Graduado em Artes Plásticas (Escola Guignard/UEMG). Membro do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática (UFMG/COLTEC/UEMG), do Núcleo de Ilustração e Quadrinhos (NIQ+/ED UEMG) e do Coletivo Rebolo. Colabora com os grupos de pesquisa Artefatos Lúdicos e Quebra-cabecedário (ED/UEMG).
José Alfredo Oliveira Debortoli é Professor do Departamento de Educação Física – EEFFTO/UFMG. Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Estudos do Lazer EEFFTO e Mestrado Profissional Educação e Docência FaE. Cursou Mestrado em Educação – UFMG; Doutorado em Educação – PUC-Rio; Pós-Doutorado em Antropologia Social – UnB. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NAPrática. Desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Cultura, Saberes Tradicionais e Educação.
Sônia Cristina de Assis. Professora na Escola de Música/UEMG com pesquisa e estudos na área da Educação Musical e etnomusicologia, especificamente sobre o Reinado e o Reisado Mineiro. Cursou Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos do Lazer – (EEFFTO/UFMG). Mestrado em Educação, Cultura e Organização Social – (UEMG/FUNEDI); Especialização em Educação Musical – (MÚSICA/UFMG); Graduação em Educação Artística – Habilitação em Música (ESMU/UEMG). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática. Coordenadora do Coletivo Rebolo, criado em 2019, na ESMU/UEMG.
Participam da coletânea:
Alanyni Silva De Jesus
Avelin Buniacá Kambiwá
Bartos Batista Bernardes
Bruno Silva Nigri
Camille Moliere Freitas
Claudia Franco Monteiro
Cristiane Miryam Drumond de Brito
Dirceu Ferreira Sérgio
Eliene Lopes Faria
Gabriela Ferreira Curi
Genesco Alves de Sousa
Gláucio Campos Gomes de Matos
Jéssica Marroques
Joise Simas de Souza Maurício
José Alfredo Oliveira Debortoli
Júlia Dias Lino Moreira
Karla Occeli Costa
Khellen Cristina Pires Correia Soares
Lucas Brandão Procópio (Krishna)
Mam’etu Kitaloyá
Maurício Tizumba
Naiara Paola de Oliveira
Paula Lúcia de Moura Pinto
Raquel Magalhães Borges
Raquel Rocha Nunes
Renata Martins
Sônia Cristina de Assis
Swami Aghorananda Saraswati
Valdir de Assis Cruz