EEFFTO - UFMG   

PT ENG ESP




Avanços Clínicos em Fisioterapia

O Curso de Especialização em Fisioterapia da UFMG tem como meta propiciar o surgimento de profissionais aptos a atuarem como elementos transformadores da realidade social, de tal forma que os conhecimentos adquiridos gerem comportamentos que melhorem a qualidade dos cuidados em saúde e a qualidade de vida da população por eles assistida. Nos 17 anos de Curso de Especialização em Fisioterapia, foram formados aproximadamente 1400 especialistas, dos quais, vários deram continuidade aos seus estudos no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG (mestrado e doutorado), em outros programas da mesma instituição ou no exterior.

Alunos oriundos de diversas instituições de ensino superior se especializaram neste curso, tais como: PUC Minas, PUC Betim, Faculdade Ciências Médicas, UNI-BH, Newton Paiva, Faculdade de Fisioterapia de Alfenas, Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio, dentre outras. O curso contou, também, com a participação de estudantes de outros estados como Goiás, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e Acre. Esse fato tem demonstrado a grande aceitação deste Curso dentro e fora do estado de Minas Gerais. Aproximadamente, 98% dos alunos que ingressaram nas diversas ofertas do Curso de Especialização em Fisioterapia concluíram satisfatoriamente seus estudos.

No cenário atual da Fisioterapia, nos últimos anos, observou-se um crescimento acelerado do número de cursos de graduação e de pós-graduação, o que gerou preocupação dos órgãos de classe com relação à qualidade dos mesmos. Nesse sentido, o Curso de Especialização em Fisioterapia da UFMG tem contribuído para formar profissionais mais qualificados, críticos e voltados para a implementação de uma prática baseada em evidências científicas. Além disto, nos últimos anos, o corpo de conhecimento técnico e prático na área da Fisioterapia tem sido cada vez mais fundamentado em preceitos científicos. Apesar de toda esta transformação científica, cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização e em nível de Mestrado e Doutorado ainda são escassos no Brasil. Neste sentido, desde a implantação do curso de Especialização pelo Departamento de Fisioterapia (FIT) da UFMG, em 1999, a Universidade Federal de Minas Gerais tem cumprido com seu papel social de capacitar e reciclar os profissionais inseridos no mercado de trabalho.

A Especialização em Fisioterapia da UFMG, em 2016, irá ofertar as áreas de concentração: Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Ortopedia e Neurofuncional Adulto.

O curso conta com a participação de professores, em sua maioria doutores, do Departamento de Fisioterapia e professores de outros departamentos da UFMG, de outras universidades. O curso prevê a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC), obrigatório para a conclusão da especialização, orientado por professores do Departamento de Fisioterapia ou por professores externos cadastrados como orientadores ou docentes da Especialização. A administração do curso é realizada por uma Comissão Coordenadora, constituída por um coordenador, 03 subcoordenadores e 01 secretária.