EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5

Elisângela Chaves

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, cultura escolar e educação física escolar.

Veja mais informações no Somos UFMG

Fernando Vítor Lima

Possui mestrado em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física (1996) e doutorado em Ciência do Deporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação, treinamento, força e esteróides anabolizantes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Flávia da Cruz Santos

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Seus temas de interesse são: Estudos do Lazer, História do Lazer, História do Esporte, História da Educação Física, História da Educação e Políticas Públicas de Lazer e Esporte. É pesquisadora do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), e tutora do PET - Educação Física e Lazer.

Franco Noce

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. É membro do Managing Council da ISSP (2013-2017) e membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

Veja mais informações no Somos UFMG.

Gibson Moreira Praça

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol. 

Guilherme Menezes Lage

Bacharel em Educação Física (1999), especialista em Treinamento Esportivo (2001), mestre em Educação Física (2005) e doutor em Neurociências pela UFMG (2010). É professor Adjunto I da UFMG. É pesquisador do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG; 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS); (3) Laboratórios Integrados de Neurospicologia (LINEU) (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos. É membro da 1) Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, 2) Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e 3) North American Society for Sport Psychology and Physical Activity (NASPSPA).

Veja mais informações no Somos UFMG

Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cançado

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Fui professor da UNIPAC - Bom despacho, Fundação Cultural de Belo Horizonte, e professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO).

Gustavo Pereira Côrtes

Graduado em Educação Física (UFMG) e Fisioterapia (Ciências Médicas). Bailarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras. Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes, linha de pesquisa Artes da Cena, pela UNICAMP. Em 2012 e 2013 ministrou o curso de Danses Bresiliennes Tradionelles, como professor convidado da licenciatura em Dança da Université Paris VIII, na França. Desde 1997 é professor Adjunto efetivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e colaborador do Curso de Dança na UFMG. Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore; Diretor do Grupo Sarandeiros, com diversas turnês Internacionais e vários trabalhos artísticos consagrados, no Brasil e no exterior. Coordenador do Grupo de pesquisas EDuDança, na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Hélder Ferreira Isayama

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e realizou Estágio Pós-Doutoral na Facudalde de Educação da UFRJ (2012-2013). Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Foi Presidente da Associção Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL (2013-2014). Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo da UFRJ. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016). Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e formação e atuação profissional.

Veja mais informações no Somos UFMG

Herbert Ugrinowitsch

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1986), especialização em voleibol pela Universidade de São Paulo (1987), foi técnico de voleibol, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado na Universidade de Queensland Austrália (2006-2007). É Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2003, atualmente Associado I. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG (2008-2012) e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG. Vice-Diretor da EEFFTO a partir de 01/10/2013. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor e Voleibol.

Veja mais informações no Somos UFMG