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Admir Soares de Almeida Júnior

Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG.Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha de Educação Física. Coordenador do Subprojeto de Educação Física do PIBID FAE/UFMG. Pesquisar vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar do PROEFE. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos vinculado à produção de narrativas. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT-Escola) do colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no período de 2011 a 2015. Membro do grupo de Especialistas do Componente Curricular Educação Física responsável pela elaboração da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. (Texto informado pelo autor)

Ana Cláudia Porfírio Couto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO - MG da REDE CEDES - Ministério do Esporte. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO -UFMG. Tutora da Ativa Jr. - empresa Junior da EEFFTO-UFMG. Membro do Grupo de trabalho 13 - Sociologia do Lazer da Associação Internacional de Sociologia (RC 13 - ISA). Sócia fundadora da ANPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e juventude; Sociedade e Lazer; Bullying e Juventude.Políticas públicas, programas e projetos sociais para a juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. 


Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779179H7
 

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

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Andressa da Silva de Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

César Teixeira Castilho

Professor Adjunto A (Nível 1) da EEFFTO/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL-UFMG); Professor Visitante da Université de Paris-Sud (Paris 11) - Mestrado "Management du Sport: Politiques Publiques et Stratégies des Organisations"; Pós-Doutor "Estudos do Lazer" (EEFFTO-UFMG); Pós-Doutor "Sociologia" (UFPR); Doutor em "Sciences du Sport et du Mouvement Humain" (Université de Paris 11); Mestrado em Teorias do Lazer (EEFFTO-UFMG); Especialização em "Fisiologia do Exercício" (FM-USP); Aperfeiçoamento em "Reabilitação Cardíaca" (EEFE-USP); Graduação Plena em Educação Física (EEFFTO-UFMG); Pesquisas voltadas para a Saúde Coletiva; Geopolítica do Esporte; Psicologia do Esporte; Estudos do Lazer; Sociologia do Esporte; Metodologia Científica. (Texto informado pelo autor)

Christianne Luce Gomes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

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Cleber Augusto Gonçalves Dias

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ocupando atualmente o cargo de subcoordenador. Na Universidade Federal de Goiás, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013).

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Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

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Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

Eduardo Mendonça Pimenta

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), DEA em Fisiologia do Exercício - Universidad de Léon (2009) e Doutorado em Programa de Actividade Física e Deportes. - Universidad de Léon (2012). Atualmente é Professor Adjunto I Universidade Federal de Minas Gerais, Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br). Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG. Fisiologista do Departamento de Futebol Profissional do Cruzeiro Esporte Clube, Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Masculino Sub-20.